quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Esquadrilha da Fumaça faz manobra nos céus de Uruguaiana

A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira pousou ontem pela manhã em Uruguaiana, dando início à Missão Argentina. A equipe a bordo de oito Tucanos e um Amazonas partiu de São Paulo na manhã de do dia 7, pousando ainda na terça-feira, na Base Aérea de Santa Maria (BASM). O principal objetivo dessa parada foi o reabastecimento e as inspeções periódicas nas aeronaves T-27 Tucano. Eles partiram de Santa Maria a Uruguaiana na manhã de ontem, e chegando a cidade deram algumas demonstrações nos céus da fronteira. Depois do almoço, eles seguiram viagem à Córdoba, onde hoje participarão das comemorações do Centenário da Aviação Militar Argentina. Os pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) vão participar da Jornada de Portas Abertas da Escola de Aviação Militar, que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de agosto, das 10h às 17h30. A cidade de Córdoba é considerada o berço da Aviação Militar da Argentina – por ser a sede da escola que forma os pilotos militares do país - e um importante pólo industrial e aeronáutico.
Na segunda visita a Córdoba deste ano, os pilotos dos coloridos T-27 Tucano realizarão um conjunto de manobras com 22 sequências diferentes, entre elas o dorsão, manobra onde seis aeronaves passam pelo público de cabeça para baixo. Somente a esquadrilha realiza esta manobra no mundo.

Centenário da Força Aérea Argentina
A Força Aérea Argentina foi criada por decreto do presidente Roque Sáenz Peña, em 10 de agosto de 1912, na província de El Palomar, em Buenos Aires. Com a construção da Escola de Aviação Militar, a Força Aérea Argentina se estabeleceu definitivamente em Córdoba. A cerimônia do Centenário está marcada para o dia 10 de agosto. O público poderá visitar a Escola de Aviação Militar no dia seguinte. Além da Esquadrilha da Fumaça, vão participar do evento a Esquadrilha “Halcón”, do Chile, e os aviões “Pucará”, da Força Aérea Uruguaia. Durante o evento serão realizadas demonstrações em voo dos vários sistemas de armas da Força Aérea Argentina, com o sobrevoo das aeronaves C-130 Hércules, IA63 “Pampa”, Douglas A4AR, IA58 “Pucará”, Mirage, Embraer EMB-312 Tucano e helicópteros de busca e resgate, entre outras, assim como uma exposição estática dos meios que a compõem. Haverá, ainda, estandes com maquetes e desenhos aeronáuticos.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mas aqui o que se sabe é quem tem muitas quadrilhas da fumaça.He he he fumaceira, ha ha ha fumaçá!!!