segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Conselheira nega desleixo e policial reafirma sua versão

A conselheira tutelar Itália-Mar Lucho Rangel negou, durante o programa Bom Dia Cidade da última quinta-feira, ter sido negligente em duas situações ocorridas no mês de janeiro e que vieram à tona, após a inspetora da Polícia Civil Maria Lúcia, relatar os fatos à nossa reportagem, apontando falhas no serviço prestado pela por ela.
Segundo Itália-Mar, ela esteve na Delegacia de Polícia, cumpriu com seu dever e está sendo vítima da Policial e da Imprensa. Também acusou Maria Lúcia de abuso de autoridade ao tratar com ela naquela noite. A Inspetora reafirmou sua versão sobre os fatos, acrescentando que a matéria publicada na quinta-feira está de acordo com o que aconteceu e ainda deu maiores detalhes, dizendo que Itália-Mar colocou em dúvidas as declarações do policial Dorneles, quando ele disse que os pais estavam bêbados e que a criança havia sido encontrada na rua.

O que diz Maria Lúcia
A Policial disse que não teve a “intenção de causar problema, minha única preocupação era a criança. A BM levou o pai bêbado com a criança até a Delegacia. A menina estava inchada de tanto chorar. Ela estava no meio da rua, a duas quadras da residência, às 4h da manhã, chamando pela mãe. A BM deslocou-se a residência, a porta da casa estava aberta e o pai dormindo. A mãe chegou 15 minutos depois, bêbada e com outro senhor. O pai foi conduzido para a DP e então liguei para o Conselho Tutelar. A conselheira foi até a DP, falou com o pai e disse que não considerava a situação de abandono, pois a mãe estava apensa comemorando o aniversário, e desacreditou na história do Policial Militar”, contou a policial.
Ainda, Maria Lúcia acrescentou que em outra ocorrência envolvendo um menor agressor que tentou matar o pai, a Conselheira também achou desnecessária qualquer intervenção, sendo acionado então o Ministério Público, que imediatamente viu a necessidade de internação do menor na HSCC. O Promotor de Justiça fez o que a Conselheira Tutelar deveria ter feito quando disse nada poder fazer, segundo Maria Lúcia.
No caso da criança de três anos, a Conselheira manteve o menor sob cuidados dos pais que, segundo o Policial Militar e a Inspetora, estavam bêbados. “Foi uma negligência. A criança não poderia ser entregue aos pais. A mãe totalmente embriagada, não compareceu à Delegacia. Sempre que precisei do Conselho Tutelar, em todas as questões, as Conselheiras sempre fizeram o serviço muito bem feito, e nunca teve problema. Nessas duas situações que envolveram a presença do Conselho, essa Conselheira não se mostrou interessada. Eu apenas falei o que eu acho, o que eu presenciei, em nenhum momento quis esculachar o CT, mas ela disse que não poderia fazer nada e não achei certo. Acho que alguma providência deveria ter sido tomada sim”, finalizou.

O que diz Itália-Mar
A Conselheira não considera o fato como abandono de incapaz. “Não tipifica, pois o pai da criança estava em casa e posso dar inclusive o contato do pai, do genitor. O que aconteceu é que a mãe saiu, o pai não viu, e a criança deu falta da mãe e saiu. O que caracteriza o abandono é a intenção dos pais em abandonar a criança, por exemplo, uma mãe que precisava se desestressar na Cobec, deixou a criança sozinha. Em nenhum momento a mãe teve a intenção de abandonar a criança. Ela (Maria Lúcia) não tem conhecimento do trabalho do Conselho Tutelar, e acredita que o trabalho do Conselho Tutelar seja amontoar crianças no Cacau ou no Marília Sanchotene. Se sentia odor de bebida na mãe, mas não estava embriagada, porque inclusive assinou o nome legível em todos os atendimentos que foram feitos. O pai não estava embriagado. Ele esteve na DP para registrar ocorrência de abuso de autoridade, é um trabalhador. Na outra situação, ela também gostaria que tivéssemos abrigado o menor, e existem procedimentos legais. Não foi só o Promotor de Justiça que atuou, nós atuamos juntos e chegamos ao consenso”, disse Itália-Mar ao veículo de comunicação ao qual procurou. Importante destacar que, por determinação da própria Conselheira, seus dados de contato são proibidos de serem repassados a quem quer que seja.

O que diz a Coordenadora
A coordenadora do Conselho Tutelar, Ana Maria Pereira, disse que na madrugada daquele dia, Maria Lúcia, a quem ela admira muito como profissional, ligou para ela dizendo que havia uma situação de abandono de incapaz e que ela e Itália-Mar, por telefone, não estavam chegando a um consenso. Ana teve que ligar para Itália-Mar, que era a plantonista, determinando-lhe que comparecesse à Delegacia de Polícia para acompanhar a situação. Quando indagada pela nossa reportagem sobre de que forma procederia se estivesse no lugar de Itália-Mar naquela noite, Ana tentou fugir da resposta, mas acabou dizendo que se o pai e a mãe estavam bêbados, a criança não poderia ter sido entre a eles.

8 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Quando o Conselho Tutelar vai deixar de ser uma teta e começar a trabalhar de verdade, a ver o que toda a cidade vê, como menores bebendo em plantões, semi-nuas em ensaios de escolas de samba, dormindo nas ruas e calçadas, em prostíbulos, vendendo drogas?

Anônimo disse... [Responder comentário]

"desestressar na Cobec", sei, conta outra piada...

Vanessa disse... [Responder comentário]

coloco a mão no fogo pela Policial Maria Lucia.
E uma funcionaria que não mede esforços, os que sabemos o tipo de profissional que ela é, contamos com os seus serviços durante as 24 horas.
ante qualquer caso que nos, os cidadãos que a conhecemos, achamos injusto, recorremos a ELA...e ELA sempre se mostra disposta a nos ajudar.
Não importa se ela esta de folga, de plantão, ou viajando...ela sempre nos encaminha e até nos acompanha para verificar determinadas situações.
Se esta cidade tivesse mais Marias Lucias, com certeza estariamos melhor resguardados.
Enquanto a este caso, se o senhor, pai da criança, estava dormindo..me digam... qual e o cuidado que ele teve ao deixar e permitir q esta criança saisse pela porta e caminhase dois quarteirões de distancia SOZINHA, ás 4 da manhã!
Então, eu não bebo, não me drogo, não saio de farra, mas vou dormir, e meu filho sai de casa e e encontrado a duas quadras do meu lar.... EU NÃO VOU RESPONDER POR ISSO?
CUIDADOS, TOMAR CONTA, RESPONSABILIDADE e demais, EXIGEM que o pai, ou a mãe estejam ATENTES aos movimentos dos filhos.
E engraçada esta situação... parece que o Conselho Tutela, em representação da conselheira Itália-Mar estava protegendo aos maiores de idade....e da criança...quem se preocupou?
A policial Maria Lucia nem filho tem, mas ela sabe quais são os direitos desta criança, e os deveres dos pais...
parece que quem trouxe esta criança no mundo, desconhece as suas responsabilidades.
Lamentável que isto aconteça com a policial... mas ela não esta sozinha nesta não.. TEM TODO UM POVO QUE ESTA DO TEU LADO MARIA LUCIA!!!!!!!!!!! EU MESMA JA ME VI SOCORRIDA MONTE DE VEZES PELA TUA MÃO, E É AGORA QUE NÃO VOU DEIXAR DE ESTENDER AS MINHAS MÃOS NA TUA DIREÇÃO...
os teus amigos, os que te conhecem, sabem muito bem a excelente policial que tu és!
CONTINUA ASSIM!!!!!!!!


ASS: Maria Vanessa Rojas González.


ah... parece que tem mães q se "dessestresam na COBEC...
outras, nos dessestresamos brincando com os nossos filhos, ou lendo algum continho para eles."

Anônimo disse... [Responder comentário]

ISSO É EXEMPLO DE QUE NOSSOS CONSELHEIROS TUTELARES NÃO SÃO CAPACITADOS: "O que caracteriza o abandono é a intenção dos pais em abandonar a criança, por exemplo, uma mãe que precisava se desestressar na Cobec, deixou a criança sozinha."

O Pai da criança não estava bêbedo, mas estava dormindo de porta aberta. A mãe da criança não estava na Cobec, mas se desestressando a dois quarteirões.

Parabéns Policial pela atitude, os Conselheiros devem saber melhor das suas atribuições e competências.

E se o Cacau não tem mais lugar é porque falta os conselheiros atender e aconselhar pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art.129, I a VII.

VERGONHA DE CONSELHO TUTELAR.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O que essa conselheira quer é chamar a atenção para sua própria incompetência, além de incompetente, é burra, está dando um tiro no próprio pé. Abuso de autoridade? Duvido. Já vi várias vezes a policial Maria Lucia comprando lanche para presos com seu dinheiro, lhes tratando bem, com respeito, não deixa que ocorram agressões no seus plantões, muito distante do perfil de quem abusa da autoridade.

Anônimo disse... [Responder comentário]

@An�nimo
Ai e o mesmo problema dos vereadores, quando falam que sao incopetentes. Nos e que botamos eles la. Basta saber votar melhor, em quem tem capacidade pra exerce e funçao. Vamos votar com comciencia uruguaiana. Chega de vereador e conselheiro pior que nos do povo.

Vanessa disse... [Responder comentário]

e por isso e muito mais que coloco mil vezes as minhas mãos no fogo por esta policial...
somente quem teve a sorte de ter esta mulher no seu caminho sabe do que estou falando.
Se solidariza e disponibiliza perante QUALQUER EVENTUALIDADE...
e não importa se ela esta no horario do seu serviço ou não..
Eu tive a benção de conhecer esta grande mulher, que alem de ter um coração enorme, tem VOCAÇÃO!
entendem o que e isso?? conhecem o que é VOCAÇÃO?
Quem desconhece, vai la e entabla uma conversa com ela..
ela AMA DE PAIXÃO o seu trabalho... alem de ser muito considerada e dedicada aos animais...
De coração gigante.. só conhecendo para entender o porque da minha indignação e porque coloco SIM as minhas maõs no fogo quando dela se trata.
Maria Lúcia: tu tens brilho própio...
tal vez, esta "mãe" encontrou uma unica desculpa para tapar a sua irresponsabilidade... Enquanto a conselheira: me desculpa querida...mas eu acreditava que o Conselho Tutelar vigiasse pelos direitos dos menores de idade.
mas parece que me enganei... mas tudo bem...sei que a senhora esteve muito errada no seu proceder...POIS SOU MÃE E NÃO DEIXO MEU FILHO SOZINHO NEM EM CASO DE VELATORIO.
Muito menos pra sair de farra por ai....
CADA COISA NO SEU LUGAR...
e o "pai" deveria ficar mais atento pois qundo se tem criança em casa, tudo pode acontecer... ainda que foi muito descuidado com a integridade do seu filho, se acha no direito de andar denunciando...ENQUANTO QUE O DENUNCIADO TEM QUE SER ELE E A SUA ESPOSA Q GOSTA DE FESTA!
Depois vem os lamentos...

Vanessa disse... [Responder comentário]

estamos BEM de candidatos.... encontrei isto no fundo do baú... com muitas duvidas mesmo, em querer saber se esta senhora poderia ter mesmo se candidatato a vereadora.