terça-feira, 29 de novembro de 2011

Uruguaiana é quarta cidade brasileira no número de pacientes com HIV

Às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), o Ministério da Saúde divulga o Boletim Epidemiológico 2011 assinalando que, entre 1980 e junho de 2011, 608.230 pessoas foram infectadas com o vírus da Aids no Brasil. Menos de 1% da população de 15 a 49 anos tem Aids – a taxa de prevalência é 0,61% e manteve-se relativamente estável entre 2009 e 2010. A prevalência na população masculina é 0,82% e entre as mulheres 0,41%.O maior número de casos de Aids está concentrado na Região Sudeste – a mais populosa – onde o Ministério da Saúde registra 343.095 casos – 56,4% dos casos já contabilizados do país. Em 2009, foram diagnosticados 35.979 casos. Em 2010, esse número caiu para 34.212. O número de óbitos passou de 12.097 para 11.965, na mesma comparação. Em 2010, a Região Sul apresentou a maior taxa de incidência, isto é, 28,8 casos para cada 100 mil habitantes. No mesmo ano, as maiores taxas de incidência foram encontradas na faixa etária de 35 a 39 anos, sendo que os homens têm 49,4 casos em 100 mil habitantes e as mulheres 27,4. Segundo o Ministério da Saúde, o coeficiente de mortalidade, devido ao HIV/aids, foi 6,3 óbitos por 100 mil habitantes, em 2010. O maior índice foi registrado na Região Sul (9 mortes por 100 mil habitantes). Uruguaiana ocupa a quarta posição no ranking das cidades com maior índice de portadores de HIV no Brasil, ficando atrás apenas de Porto Alegre (RS), Alvorada (RS) e Balneário Camboriú (SC). No ano de 2010, o Ministério da Saúde registrou em Uruguaiana 66,97 novos casos da doença para cada 100 mil habitantes.






13 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Acho que a escola é o canal para atacar esta epidemia. Não basta distribuir preservativos. Deve haver na escola alguém, voluntário ou professor, com conhecimento do assunto e facilidade de comunicação com os alunos para orientar sobre o assunto, sem banalização do sexo, mas como algo natural, que deve ser praticado com responsabilidade e respeito.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Para o Imperador o q importa é ser o primeiro!!!Não importa em que!!!!kkkkkkk

Anônimo disse... [Responder comentário]

Isto é reflexo das atitudes do Dr.Argemi como secretário de saúde...desviou das funções ,como forma de punição,pessoas que tinham inumeros cursos na area de DST/AISDS/COAS ,e estas pessoas tem investimentos publicos em cursos por todo o pais com o nosso dinheiro,e trabalhavam muitissimo bem nesta area,no lugar delas colocou quem???Ex:enf Luciane freitas....e agora?estamos brilhando em quarto lugar no Brasil!!Com certeza vão aprecer aqui os defensores daquele dr.que não entendia nada de administração da secretaria...virou santo pq morreu!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

A informação de 66 mil pessoas infectadas com AIDS não procede, senão teríamos que metade da população uruguaianense está contaminada com o vírus. Por favor, corrigi-la.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O que??? 66 mil pessoas infectadas em Uruguaiana?? Isso significa 30% da população.Voces tem certeza que é isso mesmo??

Jornal CIDADE disse... [Responder comentário]

Prezados anônimos das 10h37min e 10h57min.
A informação estava errada.
Já refiticamos.
Obrigado por sua colaboração.

Anônimo disse... [Responder comentário]

por isso acabou os cabarés na cidade

Anônimo disse... [Responder comentário]

ao anônimo das 08;26, discordo, é a família a principal responsável pela educação sexual, até pq toda vez que uma escola tenta fazer isso, os pais fazem o maior "xisme".

inguinorânti disse... [Responder comentário]

Mas... em qualquer lugar sério, as pessoas incompetentes responsáveis pelos programas de prevenção seriam afastadas. Seriam se não frequentassem as altas rodas da sociedádi. À propósito, aquela madame que apareceu no Jornal do Almoço não é a mesma que dizem ter pego o dinheiro que o Ministério da Saúde mandou para campanhas de prevenção e comprou notebook, reformou sua sala e ainda foi para Paris "fazer um curso sobre aids"?

Anônimo disse... [Responder comentário]

O SENHOR PREFEITO DEVE TER FICADO IRRITADO COM A NOTICIA ELE QUER URUGUAIANA EM PRIMEIRO LUGGAR, INVESTINDO NA SAUDE DESSA MANEIRA SEM MÉDICOS SEM PREVENSÃO, SEM INFORMAÇÃO ADEQUADA, RENOVAÇÃO URGENTE NO PODER EXECUTIVO

Anônimo disse... [Responder comentário]

Desmontaram toda equipe treinada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Colocaram uma dondóca que não entende do riscado (esposa do J. Kapel) A Luciane está na prefeitura atoa.

Anônimo disse... [Responder comentário]

tem que cassar o alvará destas wiskerias que na verdade são cabarés os verdadeiros disseminadores desta e tantas outras doenças

Anônimo disse... [Responder comentário]

Desviar verbas dá nisso.