segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Foz do Brasil participa da Fitabes 2011 em Porto Alegre

Concessionária para investir e operar os serviços de água e esgoto
de Uruguaiana apresentou experiências de sucesso em todo o país


A Foz do Brasil, empresa de engenharia ambiental da Organização Odebrecht, participou da 9ª edição da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – Fitabes 2011, maior evento do segmento, que reúne as principais companhias do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos. A feira, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de setembro, no centro de eventos Fiergs, em Porto Alegre, é o ponto de encontro de gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental, acadêmicos e pesquisadores, fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor.

O objetivo da empresa foi mostrar a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para se alcançar a almejada universalização dos serviços de saneamento no país. A Foz do Brasil é parceira das companhias estaduais Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Embasa (Empresa Baiana de Água e Esgoto) e Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento); e também das prefeituras de São Paulo, Rio Claro, Limeira, Mauá, Mairinque, Santa Gertrudes e Porto Ferreira, em São Paulo; Cachoeiro de Itapemirim (ES); Rio das Ostras (RJ); Blumenau (SC); e Uruguaiana (RS).

Os visitantes do evento puderam conferir os exemplos da atuação da Foz do Brasil em um estande de 115 m² com painéis expositivos e interativos que trouxeram informações sobre os projetos operados pela empresa, que hoje beneficiam diretamente cerca de 5 milhões de pessoas, em seis Estados brasileiros.

Durante o encontro, a Foz do Brasil apresentou algumas experiências de sucesso nesta área, com destaque para os trabalhos desenvolvidos em parceria com as companhias estaduais e as concessões de Limeira e Cachoeiro de Itapemirim, cidades que apresentam índices de saneamento bastante superiores à média nacional.

A empresa da Odebrecht, que tem participação acionária do FI FGTS, também vai destacar o trabalho desenvolvido em Uruguaiana, município gaúcho da fronteira Oeste. Em pouco mais de dois meses, desde que a empresa passou a investir e operar os serviços na cidade, melhorias significativas já são notadas pela população, entre elas o início das obras para construir a infraestrutura dos esgotos e a redução da tarifa de todos os moradores. Hoje, somente 20% da população contam com coleta de esgoto, dos quais apenas 8% recebem tratamento. O objetivo da Foz é investir R$ 170 milhões para reverter essa situação em até cinco anos, estendendo a coleta e o tratamento para 100% da população.

A edição anterior, realizada em 2009, em Recife (PE), recebeu cerca de 8 mil visitantes. A expectativa dos organizadores é que 9 mil pessoas participem da edição deste ano.

Congresso
Diretor regional Paulo Welzer e
Diretor Operacional Eduardo Frediani
Paralelamente a Fitabes 2011, aconteceu o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento apresentou palestras, debates, painéis e mesas-redondas, com a exposição de diversos temas relacionados ao saneamento básico e sustentabilidade. Além da participação como expositor na Feira, três representantes da Foz do Brasil estiveram entre os palestrantes: o vice-presidente, Newton Lima Azevedo; o diretor de Engenharia, Renato Medeiros; e o diretor de Mercado, Fernando Mangabeira.

“A Fitabes é uma excelente oportunidade para que empresas e governo conheçam o que existe de mais avançado em termos de saneamento”, destaca Azevedo, que também é vice-presidente da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base. “A Foz do Brasil acredita que somente com a sinergia entre o poder público e a iniciativa privada poderemos acelerar a universalização do saneamento no Brasil, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que ainda não têm acesso a estes serviços básicos”, completa.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Jarnaleco com matéria paga da FOZ...