quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Uruguaiana contemplada com loteamento para vítimas das cheias

Crédito: Gabriela Barcellos/JC
O projeto de construção de um loteamento habitacional destinado às vítimas das cheias do Rio Uruguai, apresentado em maio pelo Poder Executivo ao Governo Federal, foi selecionado pelo Ministério das Cidades e a portaria já foi publicada no Diário Oficial da União. Este é o primeiro passo para a construção do novo empreendimento. O loteamento terá 216 casas e, uma segunda proposta também foi habilitada, prevendo a construção de outras 225 unidades habitacionais no mesmo loteamento.
De acordo com a Prefeitura, o próximo passo é a análise técnica do projeto, aprovação pela Caixa Econômica Federal e formalização do contrato com a construtora. Ficará a cargo do município a indicação dos beneficiários, que já foram relacionados de acordo com a incidência das inundações, além de providenciar o isolamento das áreas ribeirinhas, evitando novas ocupações.
O projeto foi entregue ao ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, na ocasião de sua visita a Uruguaiana, motivada pela cheia do Rio Uruguai. À época, o secretário de Planejamento Estratégico, arquiteto e urbanista Carlos Prudêncio, apresentou um diagnóstico no município e detalhou o projeto, na presença ainda do vice-governador, José Paulo Cairoli (PSD), e do ministro Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário.
Desde então o prefeito Ronnie Mello (PP) e sua equipe de governo vem trabalhado para atender as exigências necessárias para viabilizar o empreendimento, com apoio deputados estadual Frederico Antunes (PP) e federal Covatti Filho (PP), da senadora Ana Amélia Lemos (PP) e do próprio ministro das Cidades, Bruno Araújo.
Mello diz que a conquista é prova de que, mais uma vez, a falta de recursos é sanada com gestão e responsabilidade. “O pouco que tem só teremos acesso quando estivermos planejamento e foi isso que fizemos. Quero agradecer ao nosso grupo de trabalho, em especial à secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Soraya Salomão, sua secretária adjunta Andreia Oliari e toda equipe, bem como, o secretário de Planejamento Carlos Prudêncio e o secretário adjunto Marcelo Parraga. Considero isso um marco, pois, a mobilização e o fator “acreditar” de todos fez a diferença. Obrigado ao ministro Bruno Araújo, à senadora Ana Amélia Lemos, ao vice-governador José Paulo Cairoli, ao deputado estadual Frederico Antunes e em especial ao deputado federal Covatti. Tudo isso só foi possível pela dedicação de cada um desses, seja na parte técnica ou política. Confesso que é uma vitória pessoal pelo fato de poder convencer a equipe que um trabalho rápido traria resultados, enfim, a conquista é coletiva e principalmente das famílias que precisam ser removidas das áreas de risco”, afirmou. “Graças ao trabalho integrado, liderado pelo prefeito Ronnie Mello, Uruguaiana superou todos os obstáculos e a burocracia, através da elaboração de um projeto técnico e meritório. Toda a comunidade está de parabéns”, disse Frederico Antunes.
Gabriela Barcellos

0 comentários: