quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Deam prende marido de Caroline Tubino

Nilson Lucas Amaral foi preso na tarde de ontem, na Fase. Ele é acusado de ser o mandante do assassinato da mulher, e responde por homicídio quintuplamente qualificado.
Crédito: Gabriela Barcellos/JC
O agente socioeducativo Nilson Lucas Amaral, de 47 anos, acusado de ser o mandante do assassinato da mulher, Caroline Moraes Tubino, de 30 anos, foi preso na tarde de ontem, 8/11, pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), comandada pela delegada Caroline Huber.
A prisão preventiva de Amaral, que havia sido solicitada pela Delegada e teve manifestação favorável do promotor Luiz Antônio Barbará Dias, foi decretada na manhã de ontem, pelo juiz da 1ª Vara Criminal, Guilherme Machado da Silva, que considerou, entre outros elementos, a gravidade e crueldade do crime, repercussão do mesmo, inclusive considerando a profissão do acusado – agenda da segurança pública – e reconheceu como suficientes os indícios coletados ao longo da investigação.
Investigação
O marido foi o primeiro suspeito, mas logo descartado como executor, pois aparecia nas imagens do circuito de videomonitoramento da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/Case Uruguaiana), onde trabalha. A investigação concluiu que Nilson foi o mentor do crime, o "arquiteto" da execução da esposa. O casal já não se dava bem e a vítima insistia em se separarem, o que o acusado não aceitava, sendo esta a sua motivação.
Ao longo do inquérito Nilson Amaral foi ouvido três vezes na condição de testemunha e, inclusive, foi submetido a teste com o analisador de voz multicamadas, popularmente conhecido como detector de mentiras. Posteriormente, foi intimado para interrogatório já na condição de suspeito, ocasião em que optou por manter-se em silêncio e, portanto, se nunca confessou, também não negou a coautoria. Informalmente, diz não ter tido nenhuma participação.
O executor contratado por Amaral, ainda não foi identificado, mas a Delegada acredita que a prisão dele possa trazer novidades, e garante que a investigação continua prioridade na Deam.

Acusação
Nilson Lucas Amaral responde por homicídio quintuplamente qualificado: I) por motivo torpe; II) por motivo fútil, III) por meio cruel; IV) com uso de recurso que dificultou e tornou impossível a defesa da vítima; V) e o crime foi cometido contra vítima mulher em razão da condição feminina, decorrente de violência doméstica, e com menosprezo e discriminação.
Após o registro da prisão, na Deam, ele foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), onde permanecerá à disposição da Justiça.

O crime
Caroline foi morta no último dia 24 de junho, na garagem do prédio onde morava, na Rua Júlio de Castilhos, centro da cidade. Ela foi alvejada por um disparo de arma de fogo na região da coluna, provavelmente de calibre 22 (a arma e o projétil não foram encontrados), mas a causa da morte foi traumatismo craniano e hemorragia interna torácica abdominal em decorrência de espancamento. Ela teve a cabeça, na região da nuca, e sete costelas quebradas. Encontrada ainda com vida por uma vizinha, chegou a ser levada ao pronto socorro, mas morreu a caminho.
Os dois estavam juntos há três anos. Caroline deixou um filho, fruto de outro relacionamento.
Por Gabriela Barcellos

0 comentários: