sexta-feira, 11 de agosto de 2017

União das Vilas poderá ter terminal de transbordo de passageiros

O bairro União das Vilas poderá ganhar um terminal de transbordo de passageiros. A ideia é do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP) e foi encaminhada ao prefeito Ronnie Mello (PP) como requerimento, depois de aprovado pelo plenário da Câmara de Vereadores.
O projeto nasceu da necessidade de um terminal naquele bairro, considerando a população elevada, as atuais más condições enfrentadas pelos usuários do transporte coletivo e ainda a insegurança. “O passageiro é exposto a chuva, sol, vento forte, e além disso tem a questão de uma possível queda da estrutura existente atualmente pelas más condições de conservação”, explica o Vereador.
Delgado explica que, inicialmente procurou o Prefeito e expôs a ideia. Ronnie demostrou interesse, mas lembrou que o município não possui condições financeiras. “No entanto, ele deu toda a liberdade para que fossemos conversar com o secretário Prudêncio”, explica. Acompanhado pelo secretário de Planejamento, arquiteto Carlos Prudêncio, Delgado esteve no local e os dois deram início ao trabalho de avaliação. O local escolhido é a Rua Celi Lisboa.

Plano Diretor

De acordo com Prudêncio, a construção de um terminal de transbordo de passageiros já está prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Uruguaiana, do qual é um dos criadores. Além da União das Vilas, o documento prevê a construção de um terminal no bairro Cabo Luiz Quevedo. “O Plano Diretor prevê a criação de pequenos terminais de passageiros nas áreas com maior população e maior número de linhas de ônibus, que são União das Vilas e Cabo Luiz Quevedo. Além disso, também prevê a instalação de terminais de cargas”, explica. Por enquanto, não há previsão para construção dos terminais de carga.

Financiamento

Uma vez definido, o projeto batia na falta de condições financeiras do Executivo. Foi então que o Vereador iniciou contato com empresários da cidade, a fim de conseguir auxílio para aquisição de material. “O município tem a mão de obra, porém, falta verba para aquisição do material de construção. Conseguimos então o apoio de empresários da cidade, inclusive de fora do bairro, que se dispuseram a auxiliar”, conta.
Os nomes dos empresários dispostos a bancar a aquisição do material ainda não foram divulgados pelo Vereador, no entanto, Delgado garantiu que 100% do material será financiado pela iniciativa privada.

Gabriela Barcellos

0 comentários: