sexta-feira, 21 de julho de 2017

Servidores de escolas recebem capacitação em Saneamento

O uso sustentável da água e os benefícios da coleta e o tratamento do esgoto para a qualidade de vida são algumas das temáticas que serão apresentadas até amanhã, 21/7, para os funcionários das escolas públicas do município. As atividades fazem parte do Programa Nosso Rio Uruguai, desenvolvido pela BRK Ambiental.
Somente neste ano, cerca de três mil pessoas foram atendidas no projeto entre estudantes, professores de escolas públicas e privada, além de moradores de diversos bairros de Uruguaiana. Entre os trabalhos destacam-se as visitas técnicas na estação de tratamento de água e esgoto, palestras educativas nas comunidades, promoção de oficinas como a de encanadores, horta suspensa e reciclagem. Todos os encontros são orientados pela equipe de Responsabilidade Socioambiental da concessionária de água e esgoto. “O saneamento de um município é feito em conjunto com as pessoas. Não basta a empresa investir na implantação das redes, é necessário que todos façam a conexão da sua casa no sistema corretamente e entendam porque ele é tão importante para nossa saúde”, explicou Anderson Cruz, técnico social da unidade.
As capacitações estão sendo ministradas pelos técnicos da empresa e pela consultora ambiental Adriana Penedo, especialista em Psicopedagogia e Biologia Geral. “O Programa Nosso Rio Uruguai tornou-se uma importante ferramenta para sensibilizar a comunidade escolar, líderes comunitários, agentes do serviço público e qualquer pessoa que busque multiplicar conhecimentos voltados para o cuidado com o meio ambiente”, ressaltou Herbert Dantas, responsável pela empresa em Uruguaiana.
Com a educação voltada para os diferentes níveis culturais e faixas etárias, a expectativa é que surja, gradativamente, uma nova consciência ambiental. “São mudanças graduais, mas significativas, principalmente quando partem das crianças”, revelou Dantas.
Karine Ruviaro 

0 comentários: