terça-feira, 4 de julho de 2017

Município estabelece novos convênios em oftalmologia e psiquiatria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) celebrou dois importantes convênios que beneficiarão centenas de moradores de Uruguaiana. Um deles é com uma clínica de oftalmologia, e outro, com um médico psiquiatra.
Conforme a secretaria da pasta, Thais Aramburu, o município já possui convênio em oftalmologia, com o médico Mauro Cézar Reichembach, mas a demanda é maior do que a capacidade de atendimento do profissional. Hoje existem 2 077 pessoas aguardando por consultas, informou a secretária.
O novo convênio, celebrado no último dia 22/6, é com a Clínica Visão, de Rosário do Sul, e garantirá economia ao munícipio. “Economiza com o TFD, visto que as viagens diminuirão, além, claro, de garantir maior conforto às pessoas que estarão em seu município e não precisarão se deslocar, pois serão atendidos aqui, pelos mesmos profissionais”. O novo convênio cobre consultas pré e pós cirúrgicas, e prescrição de óculos. O atendimento ocorrerá aos sábados, em uma sala cedida pelo Hospital Santa Casa de Caridade. Vale salientar que as cirurgias continuarão sendo feitas em Rosário do Sul. 
O médico Reichembach não será descredenciado. “Ele continuará trabalhando para a Secretaria. E agora, teremos outro profissional. Com o convênio, mais pessoas serão atendidas”, disse Aramburu.
O segundo convênio firmado estabelece um acordo entre a SMS e um médico psiquiatra. Este foi firmado na semana passada, no dia 29/6. “O município adquiriu 25 consultas/mês com o médico Leandro Marlon Righi. Ele atenderá por meio de cheque consulta. Sabemos que isso não é suficiente para atender a todas as pessoas que necessitam de atendimento por médico psiquiatra, mas já consideramos uma grande vitória tendo em vista que há muito tempo a Secretaria não contava com um profissional desta área”, declarou.
De acordo com Thais, “a partir da presença de um psiquiatra nos serviços de saúde é possível solicitar ao Ministério da Saúde o credenciamento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) nesses programas”, disse.
Karine Ruviaro

0 comentários: