sexta-feira, 16 de junho de 2017

Rio Uruguai começa a descer

Foto: Karine Ruviaro/JC
Depois de três décadas, Uruguaiana vive a segunda maior enchente de sua história, e que atinge, direta e indiretamente, mais de 24 mil pessoas. No entanto, desde terça-feira, 13/6, as águas do Rio Uruguai começaram a dar sinal de que iniciam o recuo ao leito normal.
Enquanto na terça-feira a medição acusava 12 metros e 13 centímetros, na primeira medição do dia seguinte já apontava três centímetros a menos; e durante toda a quarta-feira, 14/6, o nível foi baixando até atingir a marca de 11 metros e 98 centímetros, às 18h, quando estacionou.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Wouthers, a União reconheceu e homologou a situação de emergência de Uruguaiana no dia 13/6. “Com a situação reconhecida pelo governo federal, o município passa a ter garantia de benefícios como verbas federais, que deverão ser utilizadas no restabelecimento e reconstrução, por exemplo, de casas populares, limpeza nas ruas, retorno das famílias”, disse.
No município, a enchente do Rio Uruguai deixou 68 famílias com aproximadamente 267 pessoas desabrigadas. O número de desalojados é ainda maior, com 1 331 famílias (5 581 pessoas). Entre as pessoas afetadas diretamente estão 5 848 pessoas. Já indiretamente o número chega a 18 527 pessoas.
Karine Ruviaro

0 comentários: