sábado, 3 de junho de 2017

OBMEP tem mais de 18 milhões de alunos inscritos

Na terça-feira, 6/6, 18,2 milhões de alunos brasileiros participam da 1ª fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
Em sua 13ª edição, a maior competição estudantil do Brasil alcançou um novo recorde de instituições de ensino inscritas (53.230), o que abrange 99,6% dos municípios brasileiros. Este é o primeiro ano que a competição contará com participantes de colégios particulares (4.472 inscritos).
Seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) - que realiza a olimpíada - cada escola inscrita na OBMEP 2017 vai aplicar e corrigir as provas. Com 2h30min de duração, as provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade, sendo N1 para alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; N2 para estudantes de 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e N3 para qualquer ano do Ensino Médio. Cada uma é composta por 20 questões de múltipla escolha. Os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, marcada para 16/9.
Criada em 2005, a OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).
Karine Ruviaro

0 comentários: