segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Brigada Militar terá novo comando a partir do dia 18

Gabriela Barcellos

O coronel Andreis Silvio Dal’Lago será o novo comandante-geral da Brigada Militar. O anúncio foi feito esta semana, mas Dal’Lago tomará posse após a aposentadoria compulsória do atual comandante-geral, coronel Alfeu Freitas Moreira, o que deve ocorrer até o próximo dia 18. Na mesma ocasião, uma cerimônia no Palácio Piratini, o atual comandante foi agraciado com a Medalha Negrinho do Pastoreio, entregue pelo governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB). “Esse é um momento de reconhecimento de toda a sociedade pela trajetória de vida do coronel Alfeu Freitas Moreira, que enfrentou ao longo do tempo as dificuldades com muita inteligência, destemor e serenidade. Espero que o novo comando tenha o mesmo empenho”, afirmou Sartori.
A formação do novo comando da Brigada Militar segue a ordem de sucessão da corporação. O coronel Mario Yukio Ikeda também deve passar a integrar a hierarquia militar como subcomandante-geral, e o coronel Julio Cesar Rocha se mantém como chefe do Estado Maior.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, reconheceu o trabalho do coronel Alfeu Freitas Moreira como exemplar para a centenária Brigada Militar. Também acredita que o novo comandante, coronel Andreis Dal’Lago, possui qualificação e competência para seguir à frente da corporação em um “esforço de continuidade e mudança para superar as dificuldades”. “Apesar da convivência efêmera, reconheço a postura equilibrada, firme, séria, qualificada e competente do coronel Alfeu, que deixa um legado de exemplo em um país carente de exemplos. Certamente, o novo comando terá o exemplo que merece ser seguido”, ressaltou.
“Seguiremos o trabalho iniciado e temos como objetivo fundamental aperfeiçoar e aprofundar as relações entre as instituições (da Segurança Pública). Temos convicção de que somando energias teremos maior efetividade”, reiterou o novo comandante Andreis Dal’Lago.
Freitas agradeceu o privilégio de pertencer à corporação desde os 17 anos de idade e a honra de comandar a Brigada Militar por 35 anos. “Sempre terei uma eterna gratidão por todos. Espero ter contribuído e desempenhado o papel à altura do que me solicitaram, tanto governo, população e especialmente a Brigada Militar. Espero que outros agora possam trabalhar para ajudar a cuidar para que filhos e netos tenham a devida segurança que merecem”, disse o coronel.

Comandante-geral
O novo comandante-geral, coronel Andreis Silvio Dal’Lago tem 54 anos, é natural de Caxias do Sul e ingressou na corporação há 33 anos. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Ufrgs), é especialista em Filosofia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciência e Letras de Candeias, na Bahia, e mestre em Serviço Social pela PUCRS.
Dal’Lago passou pela Academia de Polícia Militar, participou do Comando Regional da Serra, do Estado Maior da BM, foi subcomandante-geral da corporação e trabalhou no Departamento Administrativo, no 12º e 34º Batalhão de Polícia Militar.

Subcomandante-geral
Natural de Canoas, o coronel Mario Yukio Ikeda tem 50 anos de idade, 32 de serviço, e atualmente comanda o Policiamento da Capital (CPC). Na corporação, foi comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, quando participou do Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Secretaria da Segurança Pública, durante a Copa do Mundo 2014. Também passou pelo 1º Batalhão de Polícia Militar de Porto Alegre, Batalhão de Operações Especiais e Estado Maior da Brigada Militar.

0 comentários: