quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Cultura em Cosquin: Uruguaiana firma convênio inédito com município argentino

No sábado, 24/1, o secretário municipal de Cultura, Rubens Montardo Junior, representando Uruguaiana, firmou um convênio inédito com a Intendência de Cosquín, por meio da intendente (prefeita), María Rossana Adaglio. Trata-se de Convênio de Cooperação Cultural, visando implantar ações conjuntas e integradas, com o comprometimento de desenvolver programas especiais de intercâmbio cultural, técnico, educativo, turístico e comercial, com ampla divulgação destes nos dois países. Também, estão previstas a realização de espetáculos, conferências e palestras de nossos valores culturais, de parte de Uruguaiana, o Carnaval Fora de Época, a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul e a Califórnia Petiça Internacional, a Feira do Livro, Semana de Uruguaiana, Exposição Agropecuária e o Festival Internacional de Corais. Já o município de Cosquín apresenta o Festival Nacional de Folklore, o Pré-Cosquín, Los Poetas que Cantam, e o Festival de Cine, Literatura y Artesanía. Ainda, poderão constar oficinas de canto, dança, instrumentos, artesanato e gastronomia. Todas as ações serão coordenadas pela Prefeitura de Uruguaiana e pela Intendência de Cosquín, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Uruguaiana e a Comissão Municipal de Folklore, respectivamente. “Uruguaiana é a primeira cidade brasileira que assina convênio com o Festival de Cosquín, dando mais um passo importante em prol da integração social e cultural com os vizinhos argentinos, política que foi estabelecida como meta pelo prefeito Luiz Augusto Schneider , que já celebrou convênio com a Sociedade Pró-Arte e Cultura de Uruguaiana, criando o Balé Municipal, nos moldes do famoso Balé de Brandsen, dirigido pelos argentinos Mabel Pimentel e Oscar Murillo”, diz Rubens Montardo.
A delegação brasileira foi composta ainda pelo secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, pelo presidente da Comissão Municipal do Carnaval, Osíris Figueiredo, pelo patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago, organizador da Califórnia da Canção e o presidente da 38ª Califórnia, professor Luiz Machado Stabile, além do compositor Júlio Machado, embaixador de Cosquín no Brasil e um dos criadores da Califórnia da Canção Nativa.
A participação do município no Festival ocorreu também através de uma apresentação do Carnaval Fora de Época e da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, assistida por cerca de 50 mil pessoas, nas principais ruas da cidade, durante a manhã de sábado, 23/1, quando o evento teve início. Houve também a instalação de um stand de informações turísticas sobre Uruguaiana, no centro da cidade argentina. O stand permanecerá montado até o término do Festival de Folclore, na quinta-feira, 29/1, sob o comando da equipe de Turismo da Semic.

0 comentários: