quarta-feira, 16 de julho de 2014

“Cortado do beiço à orelha, amontoou-se como um couro”: Lei Ambiental coloca o BIG de joelhos


A multinacional Walmart, proprietária da rede de hipermercados BIG, teve sua unidade de Uruguaiana lacrada pela secretaria municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho. A ação foi determinada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider ao tomar conhecimento de que a Empresa descumpriu deliberadamente a Lei Municipal 3.789/2007 que determina a substituição das embalagens plásticas oferecidas aos clientes por produtos semelhantes, porém biodegradáveis. O Hipermercado, que embuste ser ecologicamente correto, também não implementou a utilização de lixeiras seletivas para descarte diário de resíduos. 
Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, empresário Jorge Lopes, a ação é o exercício do poder vinculado por parte do município, assegurando que a Lei, existe para todos, e não é uma poderosa multinacional que irá descumpri-la.
O cumprimento da Lei passou a ser exigido no último 7 de julho, data limite para adequação e com a qual todos os supermercadistas locais concordaram, no entanto, o Hipermercado julgou-se intocável e menosprezou as autoridades locais. 
À tarde, para reabrir a loja interditada, a gigante americana implementou as lixeiras seletivas e também se sujeitou a pagar o maior “mico” de sua curta trajetória no município, fornecendo aos seus clientes sacolas cedidas pelo Supermercado Rispoli que, após quase duas décadas, em uma oportuna ação de marketing, coloca novamente sua marca na Duque de Caxias.
1) Jayme Caetano Braun, em Bochincho

0 comentários: