quarta-feira, 30 de julho de 2014

Campanha em defesa do leite materno


Vem aí a II Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de Uruguaiana. O evento que acontece de 4 a 7 de agosto vai enfocar a importância e promover a conscientização pela proteção e apoio ao aleitamento materno. 
A Aliança Mundial para a Ação em Aleitamento Materno (WABA) adotou neste ano o tema: Amamentação: Uma Vitória - para toda Vida!. 
O evento é uma promoção do Centro Integrado de Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM), Serviço do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCCU), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e conta com o apoio da Secretária Municipal de Saúde, Rotary Clube de Uruguaiana Sudeste, SENAC e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdimu).
O leite materno além do vínculo que ele proporciona entre mãe e filho, evita anualmente 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos. Todo bebê deve ser alimentado apenas com o leite materno até os 6 meses, e até os 2 anos de idade o alimento deve ser mantido como complementação da dieta da criança. O consumo do leite é capaz de prevenir inúmeras doenças. Quando o recém-nascido ingere o alimento a produção de anticorpos é acelerada, isto proporciona uma vida futura sadia. Está clinicamente comprovado que as doenças na primeira infância, como a pneumonia são facilmente tratadas em crianças que foram amamentadas.
Segundo informações do site do Fundo das Organizações da Infância, o aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.
Importância
O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó). O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável.
O aleitamento materno protege as crianças de otites, alergias, vômitos,diarréia, pneumonias, bronquites e meningites. Quem mama tem seu desenvolvimento mental qualificado e o alimento é mais fácil de digerir. Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo. Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas.

0 comentários: