As comissões de Assuntos Municipais e de Economia de Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a Frente Parlamentar Gaúcha pela Ampliação e Qualificação das Ferrovias, coordenada pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), realizaram, na sexta-feira (8/11), audiência pública conjunta para debater e defender a extensão da Ferrovia Norte-Sul, de seu final previsto, em Panorama, São Paulo, até o porto de Rio Grande.
Também foi discutida a necessidade de um sistema ferroviário que integre todas as regiões do Estado, em especial as áreas de produção agropecuária e agroindustrial - através da extensão da Norte-Sul pelo oeste paranaense, passando por Chapecó (SC) e entrando no Rio Grande do Sul pela região de Erechim. Na pauta também estavam a Tronco Sul - contemplada pela Presidência da República no Programa de Investimentos e Logística (PIL 1) e mais litorânea, entre São Paulo e Rio Grande, passando por Mafra, Lages, Porto Alegre e Pelotas – bem como a integração com um ramal até Uruguaiana, com o objetivo de conectar, via ferrovia, o Rio Grande do Sul ao Mercosul e o Atlântico e o Pacífico. Durante o encontro, abordaram assuntos relacionados ao tema o gerente de ferrovias da Empresa de Planejamento e Logística S.A.– EPL, Fábio Barbosa; Bento José de Lima, Bruno Nogueira da Costa e Eduardo Tavares Quadros, da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; o secretário adjunto de Infraestrutura e Logística do RS, João Matos; o assessor superior do Gabinete do Governador, Calleb de Oliveira, e os deputados Marcelo Moraes (PTB), Altemir Tortelli (PT), Jurandir Maciel (PTB), e Valdeci Oliveira (PT).
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