sexta-feira, 11 de outubro de 2013

UPA receberá verbas e Pronto Socorro recebe médicos

A aplicação de 750 mil reais para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Uruguaiana foi pauta em audiência do vereador Marcelo Lemos (PDT) com o Secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni. Na oportunidade, o parlamentar solicitou o repasse de verbas apresentando as dificuldades dos uruguaianenses na área da saúde e a necessidade do início das atividades da Unidade.

O Secretário confirmou a liberação dos recursos para os próximos dias, anunciou a possibilidade de demandar verbas emergenciais direcionadas ao serviço de cardiologia e a disponibilidade de vir ao município atender as demandas referentes à sua pasta.

O Ministério da Saúde implanta as UPAs como estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, completando uma rede organizada de atenção às urgências. De acordo com o vereador, a medida beneficia de maneira exponencial toda comunidade.

A estratégia de atendimento será localizada no terreno da antiga Santa Casa no bairro Boa Vista e estará diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Durante a semana, segundo o vereador, Luiz Augusto Schneider o procurou e solicitou apoio na liberação de recursos. Ele informou haver estes valores disponíveis na Secretaria de Saúde do Estado e solicitou o intermédio do vereador Marcelo, integrante do mesmo partido de Ciro Simoni. 

As obras da UPA estão paradas por falta de recursos e a previsão de abertura é sempre adiada, dificultando assim, o pronto atendimento de pacientes. 

Pronto Socorro 

O interventor da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo informou recentemente que assim que a UPA estiver funcionando, o hospital entregará o setor de pronto atendimento à Prefeitura, já que é de fato o responsável pela prestação deste serviço. Enquanto isso não acontece, a direção do Pronto Socorro tenta amenizar a falta de profissionais e atender os anseios da comunidade. Nesta semana, o setor recebeu um médico vindo de Santana do Livramento e outros deverão ser contratados pelo hospital nos próximos dias.

0 comentários: