terça-feira, 15 de janeiro de 2013

AES Uruguaiana continua sem gás

A termelétrica AES Uruguaiana não retomou a produção de energia nesta terça-feira, como se esperava, pois ainda não recebeu o gás que viria da Argentina, e por esta mesma razão sequer os testes com o combustível, que antecedem a geração comercial, foram realizados. Nem AES Uruguaiana, nem Sulgás, Ministério de Minas e Energia e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), envolvidos nas negociações para a reativação da termelétrica, divulgaram os motivos do não recebimento do combustível.
A termelétrica, inoperante desde o ano de 2009, foi preparada às pressas para retomar a produção de energia ante a crise que assola o país, e permanece sem previsão de retomada da operação que, para o ONS, seria nesta quinta-feira. Conforme a AES, após o comissionamento a empresa teria ainda um prazo de sete dias para iniciar a primeira fase da produção comercial, gerando 164 MW, passando para 350 MW em uma segunda etapa – a AES Uruguaiana tem capacidade de 639 megawatts (MW).
Especula-se que um dos motivos para a demora no abastecimento de gás seria a complexidade dos contratos que envolvem uma série de partes, entre companhias do país vizinho, empresas nacionais e órgãos do sistema elétrico brasileiro. Especialistas na área, entretanto, acreditam na possibilidade de que a complicação esteja no aumento do preço do GNL no mercado mundial devido ao maior consumo no Hemisfério Norte, onde é inverno.
O acordo entre os governos do Brasil e da Argentina previa que, de navio, a Petrobras levaria carregamentos de GNL até um terminal de gaseificação na Argentina, onde ele seria transferido para o gasoduto e importado pela Sulgás, até a usina em Uruguaiana. – O que pode estar ocorrendo é a Petrobras ter dificuldade para disponibilizar essa carga de GNL na Argentina, aponta Marco Aurélio Tavares, presidente da consultoria Gas Energy. Na mesma pista, o coordenador da área de energia da Agenda 2020, Ronaldo Lague, entende que o motivo do silêncio e da falta de informações sobre os termos do contrato e o preço do gás que chegará a AES Uruguaiana pode ser o alto custo da operação. – Essa não vai ser uma energia baratinha. E isso vai chegar ao bolso do consumidor – alerta Lague, lembrando que a operação da usina é importante para assegurar o equilíbrio da tensão na Fronteira Oeste do Estado.
Uma teleconferência prevista para hoje entre representantes da AES Uruguaiana, Sulgás, ONS e ministério pode produzir novidades sobre o impasse. Enquanto isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou ontem o funcionamento temporário da Usina para compensar o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.
Além da retomada da geração na AES Uruguaiana, pelo menos outros dois projetos existem no Rio Grande do Sul:
  1. Uma termelétrica a gás com capacidade para 1,2 mil megawatts (MW) está prevista no projeto de construção de um terminal de regaseificação do grupo Bolognesi, em Rio Grande, no sul do Estado. Para se tornar realidade, o investimento de US$ 1,3 bilhão ainda depende de estudos e, depois, da venda de energia em leilão.
  2. Outra usina térmica integra projeto de US$ 5 bilhões que inclui ainda uma unidade de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) e fábrica de fertilizantes. O empreendimento, ainda em fase de estudo, tem participação do governo gaúcho, da Sulgás, da Petrobras, da Hyundai e da Samsung. Inicialmente, era previsto para ser construído em Rio Grande, mas pode ir para Tramandaí.
Com informações de Zero Hora.

15 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ué, mas o deputado do detram não tinha dado como certo tava ai nas radios cantando vitória...na hora que fede mais uma vez a culpa é dos hermanos?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Claro que sim, mas ninguém poderia prever que os argentinos fossem fazer boicote.Agora ter que ouvir do idoso imbecil que o que faltou foi um "papel" que ele agora vai levar, aí é pior do que ficar sem gás.Está gagá, que vergonha, estão rindo muito na capital.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Não acredito que tem gente vibrando com a demora na vinda do gás.Porque não pedem para o vereador que infestou o ônibus que voltava da posse da deputada.O mau cheiro foi tanto que o prefeito novo foi ao motorista pedir que abrisse a ventarola do teto do ônibus.Oigaletê gasoduto sô.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Vixi não dividiram a comissão com os deputados hermanos, dai a coisa tranca...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ao anonimo das 15:04. Vc ´e legítimo cara do interior do interior...que continuará no interior. Cabeça pequena! Torce contra, quando estão tentando trazer algo que REALMENTE pode trazer progresso além de impostos significativos para a prefeitura. Ou vc acha que pracinhas bonitinhas e ciclovia é mais importante?????

Anônimo disse... [Responder comentário]

09:39, sou do interior do interior mas sou honesto. Pago meus impostos e as taxas do DETRAM...não me sirvo delas...não fiquei 8 anos dizendo que estava trabalhando pelo retorno da usina...e nada, nada, nada, não fui secretarios de obras do estado e não fiz uma obra na minha cidade natal. mesmo na base do governo e secretário não batalhou pelo saneamento via corsam, porque lixo e esgoto rende voto pois se faz promessa por isso...
mesmo do interior do interior no mês seguinte do fracasso do novo afliado nas urnas já abriguou nos CC'S da assembléia, sempre cabe mais afinal quem paga o salários somos nós troxas.
Uruguaiana demitiu Mauro Brum da vida publica e o que fez o Frederico? correu para dar uma boquinha pra ele lá na assembléia.

Anônimo disse... [Responder comentário]

pOIS É MAIS UMA VEZ DEMONSTRAMOS QUE NÃO TEMOS HONRA A ARGENTINA ESTE PAIS QUE ESTA TOTALMENTE DESMORALIZADO PERANTE A OPINIÃO INTERNACIONAL BRINCOU E ABUSOU DE N OIS OS IDIIOTAS QUE AINDA ACREDITAMOS NESTES MANDATARIOS ARGENTINOS QUE NUNCA CUMPREM AQUUILO QUE ASSINAM POIS ELES NAO RESPEITAM NINGUEM SIMPLESMENTE PASSAMOS POR UM POVO DE GALINHAS QUE NÃO TEM HONRA MUITO MENOS VALOR PARA POR UMA BAREIRA NESTA GEN TE OU TEM MACACO LEVANDO DIDIM PRA TAMANHA FALTA DE DESMANDO E HONRA DO NOSSO POVO ESTA USINA FOI CONSTRUUIDA COM O DINHEIRO BRASILEIRO DO POVO TEM QUE VOLTAR A DITADURA SE NÃO OS ARGENTINOS VÃO QUERER O RIO GRANDE DO SUL DE VOLTA TEMOS QUE LEVANTAR NOVAMENTE UM NOIVO PAIS O PAIS GRANDE DO SUL

Carrion disse... [Responder comentário]

Fico impressionado com a cara de pau de algumas pessoas, fazem críticas as pessoas que tentam fazer alguma coisa por Uruguaiana, mas clara não se identificam, porque? É simples viram a casaca assim que ficar ruim pro lado delas. Querem criticar então identifiquem-se. E quanto ao ex prefeito, esta lá só manipulando a deputada e o novo prefeito, é da pessoa dele fazer isto, não vai mudar.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Seu problema com Frederico chega a ser ridículo. A questão aqui é em relação aos benefícios para cidade, benefícios REAIS com arrecadação de impostos, luta que não vejo no governo municipal, nem para arrecadação e nem para trazer empregos para a cidade. Se vc está tão indignado com os CC'S da Assembléia, pq vc não se indigna com o aumento do salário dos secretários municipais (somos nós que pagamos tb)??Aqui temos a vice: onde seu marido é secretário, sua filha e genro trabalhando para o município, bonito não? Tchau

Anônimo disse... [Responder comentário]

esse recalcado das 01:50, deve ser mais um dos mamadores do velhaco, sim pois tem os olhos tapados com as viseiras da incoerência e arrogância. a usina esta parada desde 2008, então ha 04/05 anos e nao oito como os governos do asfalto gilette, ou do transportes de paciente cardiacos de kombi para rio grande. O secretario qeu ele fala, trouxe para uruguaiana e região(alegrete, quarai, dom pedrito, e muitas outras cidades, as mais modernas estações de tratamento de esgoto, em Uruguaiana foram construidas estações de bombeamento, e tbm a primeira bacia coletora de esgotos no bairro sao joao, tu nao lembra da foto do felice/rigoto e este secretario em cima de uma retroescavadeira ali perto do rispoli? procura no site do tribuna que tu acha, tbm todas as escolas da rede estadual da regiao receberam reformas e ampliações. Quanto a vida publica de Mauro Brum, tu acha que se ele concorresse a vereador não se reelegeria ??? então o que realmente aconteceu foi dele fazer um sacrificio pelo partido, e tbm oferecer mais opções ao povo de Uruguaiana, que democraticamente(apesar do uso da maquina pública) escolheu a continuidade, vamos torcer que de tudo ceto, enquanto isso temos mais um experiente politico a serviço da região junto ao gabinete do deputado eleito pela fronteira oeste, se quiseres debater pessoalmente é so marcar hora e local que sera um prazer conversar com mais um interiorano que se preocupa com as coisas da nossa cidade.

Anônimo disse... [Responder comentário]

12:13, os teus vereadores do PP e do PMDB que aprovaram a gandaia...

14:20, KKKK

Parei de ler em sacrificio, ora bolas, Uruguaiana disse sim ao poste e não ao sacrificado "Jesus Mauro Cristo Brum"
alias se o Mauro é tão bom e tão competente porque no 1° dia sem mandato foi correndo para POA ser abrigado como CC do Antunes?
Antunes a 4 mandatos é vereador que cada eleição que passa faz menos votos aqui em uruguaiana, deve ter alguma razão...
Fora o fato que é, quem não saba soube administrar o que era seu, competente não deve ser...

Anônimo disse... [Responder comentário]

14:20, pra estar atoa num blog de jornal nessa hora deve ser CC comedor de mosca, dia inteiro numa sala com ar condicionado sem nada pra fazer...
Ou os antigos cc's do Brum, pq pra esses não deve ter sobrado vaga lá com o Antunes, ainda se o PP tivesse o detram...

Anônimo disse... [Responder comentário]

12:13 quem deve ter problema deve ser o Frederico, desde que o PP ficou sem o detram sinto ele meio triste, deve ser triste ter que visitar o Vaz Netto onde ele está agora e ficar pensando que também poderia estar ali...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Concordo ... tem anônimo com IMENSO RECALQUE do Frederico, pq será??? So fala em Detram e tal. Se esquece que seu pref tb teve probleminhas com o TCE, cuidado o telhado é de vidro.

Anônimo disse... [Responder comentário]

TCE cassa e derruba...não vi nada disso, o ex radialista marques acunha passou 8 anos dizendo que o Felice seria cassado ou estava inelegível...cumpriu 8 anos de mandato e fez sucessor, enquanto isso o unico que estava de fato inelegível era o amigo do Marques, parceiro do Brum o tal de Caio Riela...