quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A pioneira da nudez no carnaval retorna com o Circo a Uruguaiana

A artista circense Wanessa Rios está de volta a Uruguaiana. Ela acompanha a equipe do Circo Maximus em turnê pelo Estado e que ao município chegou no dia 30, devendo permanecer por mais 10 dias. A artista é uma verdadeira lenda do nosso carnaval, já que em 1980, quando ainda residia em Santa Catarina, fora contratada para desfilar seminua pela escola de samba Ilha do Marduque. A beleza e o mistério de Wanessa chamou atenção do proprietário da boate Coqueiros, o qual a contratou para ser uma das meninas da casa. Morando em Uruguaiana, a moça de cabelos negros e uma mecha branca na franja, escolheu uma escola de samba para amar – Os Rouxinóis. Doou-se à agremiação e no ano seguinte desfilou pela escola com apenas um tapa-sexy. A exposição do corpo, a figura marcante da moça e a ousadia da escola levaram os mais críticos a procurarem a Justiça assim que a agremiação pisou na Avenida. Na segunda noite de desfile, Wanessa precisou ser carregada pelos seguranças e desta vez usar um biquíni na parte de baixo. Uruguaiana fazia história caminhando ao lado do Rio de Janeiro na evolução da festa e na exploração da sensualidade da mulher brasileira. “Lembro que ninguém falava em nudez, era um absurdo naquela época. Naquele ano que Pina tirou o cabelo para desfilar no Rio, eu tirei a roupa pra desfilar em Uruguaiana”, diz Wanessa. Com o tempo Wanessa abriu sua própria casa noturna, a qual em entrevista à nossa reportagem fez questão de esclarecer – “as mulheres eram todas maiores de idade e estavam ali porque queriam, não era prostituição”, segundo ela. 

Por traz da história de Wanessa, o mistério quanto a sua sexualidade. Indagada quanto aos comentários, ao mistério em torno do seu verdadeiro nome e sobre o fato de ser um homem e não uma mulher, Wanessa disse que tudo sempre foi uma jogada de marketing. “Quando vim parar em Uruguaiana eu trabalhava com um grupo de artistas, entre os quais, alguns travestis. Estávamos na era da Roberta Clouse e todos me achavam parecida com ela. O comentário surgiu e eu abracei a ideia, pois só com escândalo e sorte se consegue chamar a atenção neste país”. Segundo dito pela artista, ela é mulher e assim nasceu. 

Hoje casada e artista de circo, Wanessa continua nos palcos. Na estrada com o Circo Maximus, ela retorna a Uruguaiana para se apresentar, mas também para matar a saudade. O circo instalado no Sá Viana apresenta centenas de artistas num espetáculo com duas horas de duração com apresentações de tirar o fôlego. Ao despedir-se da nossa reportagem, Wanessa deixou um recado – “no Carnaval estarei em Uruguaiana e adoraria desfilar no último carro da minha escola”, finalizou.

0 comentários: