segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O dia em que o imperador caiu

A história se repete...

Amanhã, 15 de novembro de 2011, comemoramos os 122 anos da Proclamação da República Brasileira, evento que na História do Brasil, instaurou o regime republicano no país, derrubando a Monarquia. A Proclamação ocorreu em 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderados pelo comandante Marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Institui-se então, a República, sendo nessa data que o jurista Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do novo regime, instituindo um governo provisório. Faziam parte do governo provisório, organizado na noite de 15 de novembro, o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e, como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales entre outros.

Crise da Monarquia e a derrubada de Dom Pedro
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
- Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
- A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico.
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório. Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

A história se repete. Se você lembrou de alguém, comente conosco.

5 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Nao consigo entender essa perseguiçaõ com o prefeito,mas,pensando bem,dá pra entender sim,o prefeito governa pensando nos bem estar dos pobres,e os ricos não aceitam isso,porque pobre só merece o que sobra da casa grande!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Concordo contigo, não dá pra entender o porque de tanta perseguição a quem visivelmente é disparado o melhor governante da cidade desde que eu me conheço por gente (já tenho 30 anos).
Não sou político e tão pouco gosto da mesma, entretanto, criticar o prefeito por ser autoritário não é lógico, já que, é o nosso representante da cidade. Se ele grita e briga dou toda força, pois é o meu dinheiro que ele administra, e é assim que sou também quando toca nos meus bolsos. Cobrança de ordem e trabalho é o mínimo que se deve ter; só fica de carinha feia quem já leva a vida na flauta. Nunca tinha visto a cidade tão linda e organizada em minha vida. O prefeito não teve meu voto lá na sua primeira nomeação, porém nessa última já fiz questão de dar chance a evolução, e com certeza não me arrependo da escolha. Parabéns ao Prefeito !! e aos que reclamam, deveriam parar e analisar um pouquinho a cidade para depois sairem falando qualquer quantias de besteira por aí !
Obrigado!

Anônimo disse... [Responder comentário]

OIGALETE BELEZURA, FELICE NELES!

Anônimo disse... [Responder comentário]

O império foi a época de ouro do Brasil, hoje os historiadores reconhecem o papel de Dom Pedro I e Dom Pedro II na formação da nação brasileira, já nos com o Felice I, o tempo vai dizer o engodo que foi o governo dele, tentou mas de boas intenções o inverno espera por ele!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Como é engraçado, temos diversas Escolas novas(tantas q não lembro de todas), Polos de Educação(interior do Município), Postos de Saúde novos(em quase todos os bairros), Praça Argentina, Praça do Trabalhador, Praça Monteiro Lobato, reforma do Parcão, reforma do Ginásio, Praça do Barão (não se podia atravessar a noite), Praça do Exército, Biblioteca Municipal, Cinema Municipal(que não tínhamos mais), Museu do Rio Uruguai, asfalto em mais de 2000 quadras, economia no transporte escolar em mais de R$10 milhões anuais, Projeto Camaroeste, Casas do João Paulo II (mais de 1000 famílias carentes beneficiadas), Prédios do Primavera e Califórnia, banco de sangue municipal, Criação Centro Esportivo Nova Esperança, Criação Centro esportivo Zona Leste entre outros que nem lembro agora!!Cansei os dedos aqui digitanto!! hehehehe