quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Filhos de detentos amargam o sabor da discriminação

Discriminação. Essa foi a palavra usada pela dona de casa que aqui chamaremos de Angela e que pelo menos quatro vezes por semana visita o marido na Penitenciária Modulada ao referir-se a situação enfrentada pelos filhos de seis e quatro anos que costumam visitar o homem com ela. Segundo Angela, outras crianças enfrentam a mesma situação e assim como seus filhos, sentem desde cedo á dor de serem tratados diferentes. Acontece que as crianças chegam a frente da Penitenciária Modulada por volta das 12h e ficam ali, debaixo de sol e chuva, esperando chegar a hora da entrada. No local, existe uma pracinha com brinquedos velhos e sem pavimentação. As dezenas de crianças que assim como os filhos de Angela frequentam a Modulada dividem dois balanços e uma gangorra largados no meio de um campo vazio. “Não tenho com quem deixá-los e acabo os levando junto nos dias de visita. Não posso abandonar meu marido, sou a única pessoa que ele tem, além dos filhos. Se eu não apoiá-lo neste momento de recuperação, ele volta ao crime assim que sair de lá”, disse a mulher. Angela destaca que o marido está cumprindo pena, mas que os filhos não merecem pagar por isso. “Vemos pracinhas por todos os lados e em lugares até desnecessários. No entanto em frente a Modulada, onde crianças tristes e carentes passam horas de seus dias, não existe nenhuma atenção especial por parte das autoridades”, finalizou.
 
Os projetos e as dificuldades
Nossa reportagem procurou o diretor da casa prisional Max Marçal, que nos mostrou o local ocupado pelos familiares durante a espera para a entrada. Cerca de 40 pessoas já estavam em frente a Modulada por volta das 10h de ontem, sendo que os portões seriam abertos a visita às 14h. Os tais brinquedos citados pela senhora Angela e que hoje estão em frente ao local, antes estavam no pátio da Modulada, num espaço, onde segundo Max, as crianças eram ainda mais prejudicadas. O diretor conta que um de seus principais objetivos desde que assumiu a Penitenciária de Uruguaiana, tem sido proporcionar uma pena mais humana aos presos que ali residem, mas que diante de algumas dificuldades, entre elas, a falta ou demora de apoio por parte das autoridades, a situação ainda é critica. “Conhecemos as necessidades e dentro do possível tentamos encontrar soluções. Prova disso, é que há mais de três semanas recebemos a doação de uma quantia significativa de manta asfaltica, suficiente para calçar a pracinha e parte da frente da Modulada. No entanto, não temos como buscar tal doação, e então precisamos da colaboração da Secretaria de Obras. Pelo jeito, perderemos a doação devido a falta de veículos que possam trazer a manta asfaltica até aqui”, disse Max. O diretor lembra que os brinquedos estão estragados e que seria de extrema importância para essas crianças que o Poder Público investisse na manutenção dos mesmos e na colocação de brinquedos novos. “Entendo que essas obras cabem ao Estado, mas o Município pode assumir se achar necessário”. Esquecidos pelo Governo Estadual, os filhos dos detentos também não sensibilizam as autoridades municipais. De acordo com o diretor, a Susepe já pediu ajuda à Secretaria de Obras e também ao vereador Clemente Correia, líder petista, no que diz respeito ao transporte da manta. Enquanto isso, contar entre os amiguinhos os motivos pelos quais os pais estão presos continua sendo a grande distração das crianças.

32 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

menos vereadores e com mandato gratis sobraria dinheiro pra isso
o povo tem que se unir

José disse... [Responder comentário]

Mais essa agora, já não chega o que pagamnos de impostos e ainda temos que ouvir isso, coloca nas creches, leva uma revistinha e faz ficar lendo/olhando, que falta de imaginação. Tem que dar apoio ao cradeado, tenha dó, senão ele volta!! hora vai ameaçar outro, cumadre essa não pega mais....

Anônimo disse... [Responder comentário]

A discriminação é total contra a família dos apenados, pois, os representantes do Estado (AGENTES PENITENCIÁRIOS), não se dão conta ou fingem não entender que no Brasil não existe prisão perpétua e que amanhã esses seres humanos que são amordaçados, pisoteados, serão seus vizinhos. Quiça morando no mesmo condomínio desses "guardas", que acham-se acima dos bem e do mal.

É a mais pura realidade, é só inteirar-se da real situação...!!! Intervenção do MP, já.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Triste diálogo:
-Guriii, tu t comporta, se tu matar, roubar ou traficar tu vai prá modulada heim?
-Mas lá é bom tio, meu pai tá lá, tem 3 refeições por dia (aqui fora só pão com café preto), lanche no meio da tarde, pudim, bolo, é tudo limpinho, diferente do chão batido aqui da vila, tem jogo de bola e tem pracinha, tem até cabeleireiro famoso pra pintar o cabelo e fazer as unhas das tia q moram lá.
- É... cadeia é bom.

Anônimo disse... [Responder comentário]

A situação é muito mais grave do que se imagina, os guardas humilham as famílias dos apenados, constrangimentos de toda a ordem, tudo em nome da "moral" e dos "bons costumes". Esquecem que são remunerados com o dinheiro do contribuinte. Enfim, a PMU, trata-se de um verdadeiro ELEFANTE BRANCO.
Quem sabe o Juiz Criminal, poderia rever as penas, e, com isso, liberar, pelo menos, 30% dos detentos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Discordo dessa sugestão, pois, alguns desses guardas vão, fatalmente, perder o emprego, eles aí vão trabalhar aonde, pois, só sabem abrir cadeado!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Discriminação como?? Lugar de criança é no presídio??? Pensemos que os ´pais devem pensar nos filhos antes de estarem presos... Que sociedade é esta que não cuida e suas crianças? O horário de visitas é em horário comercial? Lutemos por locais de lazer em ambientes saudáveis , por favor!!??

Anônimo disse... [Responder comentário]

Lugar de criança não é em presídio.
Lugar de criança é na escola.
E o vínculo afetivo? As relações familiares? Pode esperar, afinal quem mata, rouba ou trafica não fica preso por muito tempo mesmo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Modulada? e alguém tá preocupado com Modulada? Por mim que pegue fogo com eles tudo dentro!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esse anônimo do comentário das 15:45min. é no mínimo, nazi-facista. E, se porventura, fosse o seu pai, a Sra. sua mãe, o seu irmão, a sua esposa, o seu filho, que por uma infelicidade qualquer que ronda nossas vidas, estivesse lá na PMU, o Sr. provavelmente, não faria esse infeliz comentário. É bem verdade que os outros, as vezes pode ser nós próprios.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Meus parabéns ao Autor desse comentário que insurge-se contra o nazi-facismo que ainda permanece latente na cabeça das pessoas, que insistem em combater um crime com outro crime, de igual ou superior intensidade.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Vamos fazer um raciocínio rápido, de acordo com o último senso, somos 125000 pessoas no município, sendo que exitem 600 pessoas presas entre Moudula e Albergue, será que existe apenas 600 ladrões na região, ou esses falsos moralistas, poderiam engrossar as fileiras de detentos também.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O número de ladrão aqui fora é muito maior que lá dentro, podem ter certeza, pois, na cadeia só tem trouxas, pois, os espertos estão soltos, não são catalogados ou mesmos indiciados, denunciados e condenados.

SOCIEDADE HONESTA disse... [Responder comentário]

Modulada: dessa água eu não bebo. E digo isso de cabeça erguida pq sou trabalhador, nunca roubei, nem trafiquei, nem matei, nem comprei nada roubado, nem transei com crianças, tive educação e meus filhos tbém tem. Essa história de q pode acontecer com alguém da família só serve p quem é vítima de assalto ou acidente provocado por motorista bêbado. Cadeia não vem por acidente.

contribuinte vítima do crime disse... [Responder comentário]

Nazismo é colocar o revólver na cabeça do trabalhador e levar seu salário do bolso.
Nazismo é arrancar a bolsa dos braços da vó aposentada na saída do banco.
Nazismo é roubar a moto q o trabalhador comprou em 60 meses.
Nazismo é roubar as roupas que as crianças vão pro colégio do varal.
Nazismo é liquidar com a família dos outros por causa das drogas.
Nazismo é tirar o sono duma mãe vendo o filho na pedra.
Nazismo é sonegar o imposto q iria pra merenda escolar ou pro asilo.
Nazismo é matar os filhos dos outros por causa de uma bicicleta ou par de tênis.
Nazismo é transar com as crianças do vizinho.
Nazismo é não aceitar que os outros pensem diferente.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O preconceito paira nestes comentários. É por causa de pessoas como vocÊs que estes presos saem de lá e continuam no crime. Estão discutindo sobre as refeições servidas na Modulada e sobre os direitos assegurados aos presos. Falsos moralistas que olham apenas p próprio umbigo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

este ignorante sociedade honesta?
tu trabalha no que , quem te deu emprego, tu deve a eles ter condições dignas de viver, nem todos tem a tua sorte, e não me vem fala de trabalho que eu tambem sou trabalhador.

SOCIEDADE HONESTA disse... [Responder comentário]

...MAS SR. DAS 10:02, O SR. É TRABALHADOR? E TÁ PRESO? NÃO NÉ? NÃO ME CONSIDERO DE SORTE. LEMBRO QUE ENQUANTO EU TRABALHAVA DE DIA E ESTUDAVA À NOITE, VÁRIOS QUE ESTÃO NA MODULADA HOJE JOGAVAM CAÇAPA E TOMAVAM VINHO NUMA ESQUINA LÁ NO FUNDO DA PROMORAR. NÃO POSSUO AS COISAS POR SORTE NEM POR PEGAR DOS OUTROS. TRABALHO, SIMPLESMENTE ISSO, E ME DESCULPA POR ACREDITAR AINDA NISSO.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Concordo com o anônimo das 9h15min. Somos mesmo preconceituosos, e talvez esse seja o maior mal de nossa sociedade. Temos preconceito de cor, religião, idade, educação, condição social. O que não vemos é que, enquanto nos tivermos e nosso vizinho não tiver, haverá crime, porque há injustiça. A grande dificuldade que enfrentamos é a de termos consciência de que não somos melhores do que os outros porque estudamos, porque tivemos oportunidades, porque temos uma inteligência mais privilegiada, ou simplesmente porque nossos ancestrais nos deixaram algum patrimônio.
A desigualdade é a raiz de nossos problemas, e nos, que nos julgamos o lado melhor dos desiguais, devemos sim, em vez de segregarmos o lado que julgamos pior, fazermos com que o lado pior se torne tão melhor como nós.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Em resumo pessoal, cumpre salientar, a par de lamentar essa histeria nos "comentários", que um crime não pode conceber outro crime. O sistema penitenciário nacional, é um crime, só que praticado pelo próprio ESTADO... FIM DE PAPO...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Parbéns ao autor do comentário do dia 20/08, á 9:03, O Sr. deve ser uma sumidade, demonstrando aura de onipotência, pena que pessoas assim são uma raridade no mundo... Sucesso na sua aventura pela terra...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olha pessoal, todos somos culpados, ninguém saí ileso dessa briga, quem não tiver pecado que atire a primeira pedra..

Anônimo disse... [Responder comentário]

Essa tal de "Modulada" esse um sumidor de dinheiro público, cabide de empregos, corrupução etc. Quem sabe está na hora de extingir a SUSEPE e passar a administração para o Poder Juciciário, fiscalizar e colocar a situação em ordem, acabar com o desrespeitos ao presos e familiares. Só para se ter uma idéia, nossa querida Editora, a despensa da Modulada, está cheia de alimentos, só que não chegam ao presos, para onde vai, não sei, podemos fiscalizar..!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Concordo plenamente com o contribuinte vitima do crima em todas as palavras....
Lugar de criança não é lá na modulado e sim na escola...não deveria existir visita intima é ai que entram as armas e drogas,preso tem que cumprir a pena e o nome já diz é PENA não SPA!!!!!!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Também concordo que lugar de crianças é na escola e não em presídio e tenho a opinião que os presos tem que trabalharem para pagar no mínimo a metade do que o Estado paga para mantê-los lá!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esse anônimo das 18:54, ignora completamente a real situação da PMU, pois, lá nunca foi apreendido armas levadas de fora, pois, a única arma apreendida, são artesanais, talvez para se proteger do próprio Estado ("guardas").

Anônimo disse... [Responder comentário]

tsc... anonimo das 19:15... papinho de preso.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Não é papinho de preso. o cara que possui resursos financeiros pode comprar o quiser dos guardas mesmo. Não podemos crucificar os familiares do presos pobres que são as maiores vítimas desse falido sistema prisional!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Cadeia não é lugar de criança,então não ter que ter parquinho mesmo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

comprar o q? de todos os guardas? conheço vários que são trabalhadores e que não compactuam com humilhações à familiares. Poderias usar este espaço e o anonimato para citar nomes... q tu axas? tens coragem? não axo justo jogar todos no mesmo saco.

Anônimo disse... [Responder comentário]

opa!!! agora sim... gostei da discussão... diz aí... quem são os agentes... pode falar... queremos saber... assim como nem todos os presos são vagabundos (ou são?)... diz aí quem são os guardas q são corruptos... tenha coragem... conta pra nós... ou vais ficar latindo ao vento?

Anônimo disse... [Responder comentário]

gelou.