terça-feira, 17 de maio de 2011

Hoje é dia de protesto e arrozeiros prometem fechar a Ponte

Mais de cinco mil produtores de arroz do Rio Grande do Sul e de Santa Catariba são esperados hoje em Uruguaiana, para audiência pública conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores, além da mobilização do movimento "Te Mexe Arrozeiro", que tem por objetivo pressionar o Governo Federal em relação aos problemas enfrentados pelo setor orizícola. Entre as preocupações estão as dificuldades de comercialização do arroz nacional, o endividamento e a competição desleal com outros países do Mercosul.
O protesto está previsto para começar às 10h, com a audiência pública. Às 12h30min, está prevista uma assembleia geral de produtores. A grande expectativa está no fechamento da Ponte Internacional Brasil/Argentina. Ontem, a Brigada Militar recebeu alerta para manter os trabalhos de forma intensa ao longo do dia, na expectativa de manter a ordem.
Frederico Antunes estará representando o Parlamento do Mercosul na reunião.
O preço mínimo do saco de 50 Kg é de R$ 25,80, mas os orizicultores vem recebendo só R$ 19,00.
Até agora, os produtores de arroz só conseguiram a prorrogação de 100% dos Empréstimos do Governo Federal (EGF), relativos a safra de 2010 e a concessão de um novo prazo de adesão ao Programa de Estímulo à Produção Agropecuária Sustentável. Já as principais reivindicações apresentadas até agora estão sem resposta, como o estabelecimento do preço-meta.

0 comentários: