segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Câmara trata sobre potencial eólico da região

Crédito: Imprensa CMU
Nesta quinta-feira, 26/10, o coordenador do Comitê Pró-Energia de Alegrete, Carlos Osório Dorneles, esteve em Uruguaiana e foi recebido na Câmara de Vereadores. Ele falou sobre o potencial eólico de Uruguaiana e da região da Fronteira Oeste. De acordo com o Atlas Eólico gaúcho, nosso município está entre os três melhores para investimento nesta área e pelo menos duas empresas já estão investindo em Uruguaiana. Por indicação do vereador Carlos Delgado (PP), Dorneles tratou sobre o funcionamento de parques eólicos, contribuição socioeconômica e oportunidades do método. Durante a manifestação, ele falou sobre os projetos em andamento na região, os ganhos econômicos com retorno do ICMS.
De acordo com ele, “apenas 10% de energia gerada no Brasil é eólica, enquanto no Uruguai, por exemplo, esse índice chega a 30%”, ressaltando a necessidade de investimento na área. Através da mensuração dos ventos, ele apresentou a capacidade de cada região, sendo que nas proximidades de Uruguaiana, esse índice é de 43 GW, enquanto em Osório, onde já há parque eólico instalado, é de 2,8GW. Empresário da área, Stevan Ruschel da Silveira, representante da Renobrax, Energias Renováveis, também fez uso da palavra.
A visita dos dois ocorreu em momento oportuno, uma vez que atualmente tramita nas comissões técnicas da Câmara um projeto de lei, de autoria prefeito Ronnie Mello (PP), que visa conceder isenção tributária às empresas da área que se instalarem em Uruguaiana.
Gabriela Barcellos

0 comentários: