quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ed. 2167 - Painel

Utilidade Pública
Para utilizar o CURE Uruguaiana (Centro de Urgências, Remoções e Emergências), ligue para o telefone 9622-9742. Para chamar a SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ligue para o telefone 192. 

IPTU 2013
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa aos contribuintes que no dia 12 de agosto vencerá a 7ª. parcela do IPTU 2013. Informações na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou acesse o site www.uruguaiana.rs.gov.br.

Farmácia Popular 
A Farmácia Popular do Brasil – Unidade de Uruguaiana reabriu em novo endereço, na avenida Duque de Caxias nº. 2239, quase esquina rua Dr. Maia, na antiga SanRemo Videolocadora. 

Telefones da Prefeitura
Informamos os telefones para contato com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana: 3411-1860, 3412-6038, 3412-2038, 3411-9126, 3411-1862 e 3414-4181. 

Central 
A Central Municipal de Atendimento ao Cidadão – CMAC atende aos munícipes em horário comercial pelo telefone 3414-0000.

Mercado Público
O Mercado Público Municipal funciona de segundas às sextas-feiras, das 8h às 18h30min, e aos sábados das 8h às 12h30min. As novas instalações contam com 20 bancas onde serão comercializados: artesanato em geral e em lã; hortifrutigranjeiros; doces, salgadinhos caseiros e derivados, pães caseiros, cucas, bolos e tortas; flores e folhagens naturais e artificiais, entre outros.

Temperatura
O domingo deu um tom do clima que deve se manter ao longo da semana no Rio Grande do Sul. O friozinho continua pela manhã, mas nada comparado ao da semana passada. A meteorologia prevê tardes com temperaturas amenas, na casa de 22ºC e 23ºC. Até quinta-feira, a temperatura pode alcançar os 25ºC, principalmente no Oeste e na Região Metropolitana. 

Temperatura II
Conforme os meteorologistas da Somar, a massa de ar seco que atua sobre o Rio Grande do Sul mantém tempo firme em grande parte dos municípios gaúchos. Em pontos mais altos da serra gaúcha ainda há condição para geadas isoladas. Na Fronteira com o Uruguai, a umidade baixa fica próxima aos 40%. A partir da quinta-feira o tempo muda no Rio Grande do Sul, devido a chegada de uma nova frente fria. Há previsão de volta da chuva e temporais para a metade sul.

Educação no Campo
O Governador do Estado, Tarso Genro sancionou sem vetos a Lei do deputado Altemir Tortelli que cria a Política de Educação para o Campo. A publicação da Lei 14.278 foi na segunda-feira (29). O projeto aprovado pela Assembleia, no dia 2 de julho, por unanimidade, institui uma política de incentivo à permanência através de uma educação voltada aos interesses do campo, com conteúdo que propicia a capacitação dos jovens.

Educação no Campo II
A lei visa à qualificação do educando em atividades rurais, com o intuito de que ele adquira as habilidades necessárias para desenvolver projetos inovadores e que agreguem valor na produção familiar. Trata-se de um conjunto de ações públicas para estimular o estudante a escolher o campo para viver e a agricultura como profissão. Nesse método, os alunos passam por períodos de formação nas escolas, alternados com períodos de trabalho na propriedade da família. 

Educação no Campo III
Um dos destaques da lei é a criação da norma jurídica que vai propiciar o repasse de recursos e de financiamento público para as escolas comunitárias que aplicam o método da pedagogia da alternância em suas instituições. Tortelli destaca que a Lei cria condição administrativa e jurídica para que o Estado Gaúcho aplique recursos nas instituições que usam o método da Pedagogia da Alternância, tornando-se uma ação concreta e uma política pública permanente. “Com essa lei, o Governo pode conveniar as Escolas Famílias Agrícolas e as Casas Familiares Rurais que são uma realidade em várias regiões e articulam a educação junto às comunidades e às famílias”, diz. “É a vitória do reconhecimento que o ensino no campo através da chamada ‘pedagogia da alternância’. É um acúmulo de aprendizado com o tripé Família, escola e propriedade, e experimentando, aprendendo e construindo seu projeto de vida”, afirma o deputado. Mais de 75% dos alunos que passam por esse tipo de formação continuam no campo, evitando assim o êxodo rural e contribuindo com o futuro da agricultura familiar e a produção de alimentos. 

O Papa
O papa Francisco disse numa das mais misericordiosas declarações já feitas por qualquer pontífice sobre os homossexuais, que eles não devem ser julgados nem marginalizados, e que devem ser integrados à sociedade. No entanto, reiterou o ensinamento da Igreja de que atos homossexuais são pecaminosos. O Papa voltará ao Brasil em 2017. 

Praça Farroupilha
A Praça Farroupilha parece não receber a mesma atenção dispensada às demais pelo Governo Municipal. O local continua sendo ocupado por vândalos que beneficiados pela falta de iluminação, tomam conta da praça. 

Carnaval 
Continuam a venda os ingressos para o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. Os desfiles ocorrem nos dias 20, 21 e 22 de março, na Avenida Presidente Vargas. O pagamento pode ser parcelado. A aquisição deve ser feita junto ao escritório da Comissão de Carnaval, instalado junto a Estação Rodoviária. 

Expointer
Os produtores gaúchos que levarão seus animais à 36ª Expointer, que terá início no próximo dia 24 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, já inscreveram 5.035 animais. Faltando, ainda, serem computadas as inscrições de algumas raças, como a de equinos Crioulos, que são feitas pelas associações de criadores, e também os animais rústicos, o volume de inscrições, segundo a parcial divulgada pelo Serviço de Feiras e Exposições da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, é 19,45% inferior aos números registrados na edição passada.
Os animais rústicos poderão ser inscritos até o próximo dia 9 de agosto.

Caminhando
Prefeito é Prefeito todos os dias, todo o dia, e Luiz Augusto não deixou por menos. Como o feriado era só aqui, pegou a estrada e visitou vários Prefeitos da região em busca do apoio para a implantação do Curso de Medicina na Unipampa. A luta é árdua. Não podemos esquecer que Bagé é a sede da Reitoria.

Balada Segura?
Coincidência ou não, a Balada Segura trouxe mais desgraça do que graça para Uruguaiana. Vários acidentes registrados, e o mais trágico foi o do jovem que perdeu a vida na Rua 15 de Novembro. Lamentável.

Engenheiros I
Termina hoje o prazo para inscrição no concurso público para o Corpo de Engenheiros da Marinha (CP-CEM), que oferece 66 vagas a candidatos de ambos os sexos, com menos de 36 anos, e que já tenham concluído ou estejam no último período da faculdade. Inscrições pela internet, no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos postos de inscrição da Marinha. O valor é de R$ 45.

Engenheiros II
Os aprovados deverão frequentar um Curso de Formação de Oficiais, no Rio de Janeiro, com duração de 39 semanas, ao final do qual, se aprovados, serão promovidos ao posto de 1º Tenente, com remuneração média de R$ 8.100, mais a gama de privilégios comuns aos servidores públicos.

0 comentários: