quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pedestre não tem preferência absoluta na faixa, dizem especialistas

Casos de pedestres atropelados sobre a faixa não resultam, obrigatoriamente, na culpa e incriminação do motorista, de acordo com especialistas. Eles afirmam que o pedestre não tem sempre preferência absoluta na hora de cruzar uma via.

No entendimento de um jurista, de um engenheiro especialista em trânsito e de um policial militar, até que fique comprovada a alta velocidade ou falta de sinalização do motorista, o pedestre continua sendo o único responsável legal pelo acidente. Entretanto, na hipótese do motorista dirigir alcoolizado ou estar sem habilitação, o motorista pode ser penalizado. O advogado Luiz Flávio Gomes, que também já atuou como promotor e juiz, afirma que o pedestre só tem a preferência na faixa quando não houver semáforo por perto. “Nem sempre o pedestre tem a preferência quando estiver sobre a faixa. Ele também precisar esperar a sua vez de atravessar quando um semáforo indicar, pela luz verde, que a vez de passar na rua é dos carros”, explicou Gomes. De acordo com o artigo 69 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para cruzar a pista de rolamento, o pedestre deverá tomar precauções de segurança, levando em conta, principalmente, visibilidade, distância e a velocidade dos veículos. Onde não houver foco de pedestres ele deverá aguardar que o semáforo, ou o agente de trânsito, interrompa o fluxo de veículos.

6 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mando esses pseudo especialistas atravessar a faixa de segurança em frente ao hospital de Uruguaiana, onde ninguém é de ninguém; Alguns pais que pegam seus filhos no Laura Vicunha em mão dupla, embalam seus possantes carros e não respeitam ninguém, quando para um carro, o outro lado não para.
Já ví motorisa buzinando e sair atrás da ambulância, bravo porque saiu do Hospital e ele vinha correndo e teve que freiar bruscamente.
Existem dois tipos de motoristas, Motorista de merda e merda de motorista. (sem você for um desses idiotas vista o capuz).
Na frente do Hospital o pedestre tem que ter a preferência.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Em uruguaiana temos um problema sério com a faixa de pedestres e pedestres, primeiro falta educaçao aos motoristas e condutores quando a pararem no momento em que alguem ingressa na faixa de segurança. Precisamos nos educar mais e respeitar o pedestre. De outro lado também vejo que os pedestres nem sempre atravessam a rua pela faixa de segurança, e mesmo assim entendem que tem o direito de fazer o que quizer e inclusive insultar motoristas. Precisamos de uma mobilizaçao urgente para educar motoristas e pedestres. CAMPANHAS DE TRANSITOS DEVEM SER FEITAS SEMPRE, não só para evitar acidentes mas para educar a todo instante.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Infelizmente esta é uma triste realidade.... Em URUGUAIANA é NORMAL vermos pedestres atravessando a faixa no sinal VERMELHO ou se ARRASTANDO DURANTE O CRUZAMENTO obrigando o motorista e motociclista a realizar verdadeiros malabarismos em via pública.... Tenho moto e carro e sempre que possível ando a pé em nossa cidade .... E É DE DEIXAR QUALQUER UM DE CABELO EM PÉ A ZONA QUE SE ENCONTRA NOSSO TRÂNSITO !!!
Em inúmeras rodas de conversa escuto que em outras cidades estes pedestres e motoristas não se criariam e concordo mesmo !!!!
É MUITO DIREITO PARA QUEM NÃO ANDA DIREITO!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

O que tem de pedestre mal educado e acima de tudo mal intencionado,acho que revoltados contra os que tem carros.Provocam motoristas e insistem em atravessar as ruas de forma desafiadora.Aliás, muitos preferem atravessar fora das faixas.Há multas previstas para pedestres também.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Uruguaiana, terra de ninguém, temos um unitil na secretaria de transito, dali onde mesmos se espera é que não sai

Anônimo disse... [Responder comentário]

Será que o abombado do secretário que demorou para ser renomeado não se dá conta de quem tem que colocar guardas a dirigir o trânsito nos cruzamentos da rua Dr.Maia e Pres.Vargas que encontram-se com grande fluxo devido a preparação da avenida para o carnaval?Mas será que são cegos ou incompetentes mesmo?