Casos de pedestres atropelados sobre a faixa não resultam, obrigatoriamente, na culpa e incriminação do motorista, de acordo com especialistas. Eles afirmam que o pedestre não tem sempre preferência absoluta na hora de cruzar uma via.
No entendimento de um jurista, de um engenheiro especialista em trânsito e de um policial militar, até que fique comprovada a alta velocidade ou falta de sinalização do motorista, o pedestre continua sendo o único responsável legal pelo acidente. Entretanto, na hipótese do motorista dirigir alcoolizado ou estar sem habilitação, o motorista pode ser penalizado. O advogado Luiz Flávio Gomes, que também já atuou como promotor e juiz, afirma que o pedestre só tem a preferência na faixa quando não houver semáforo por perto. “Nem sempre o pedestre tem a preferência quando estiver sobre a faixa. Ele também precisar esperar a sua vez de atravessar quando um semáforo indicar, pela luz verde, que a vez de passar na rua é dos carros”, explicou Gomes. De acordo com o artigo 69 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para cruzar a pista de rolamento, o pedestre deverá tomar precauções de segurança, levando em conta, principalmente, visibilidade, distância e a velocidade dos veículos. Onde não houver foco de pedestres ele deverá aguardar que o semáforo, ou o agente de trânsito, interrompa o fluxo de veículos.
6 comentários:
Mando esses pseudo especialistas atravessar a faixa de segurança em frente ao hospital de Uruguaiana, onde ninguém é de ninguém; Alguns pais que pegam seus filhos no Laura Vicunha em mão dupla, embalam seus possantes carros e não respeitam ninguém, quando para um carro, o outro lado não para.
Já ví motorisa buzinando e sair atrás da ambulância, bravo porque saiu do Hospital e ele vinha correndo e teve que freiar bruscamente.
Existem dois tipos de motoristas, Motorista de merda e merda de motorista. (sem você for um desses idiotas vista o capuz).
Na frente do Hospital o pedestre tem que ter a preferência.
Em uruguaiana temos um problema sério com a faixa de pedestres e pedestres, primeiro falta educaçao aos motoristas e condutores quando a pararem no momento em que alguem ingressa na faixa de segurança. Precisamos nos educar mais e respeitar o pedestre. De outro lado também vejo que os pedestres nem sempre atravessam a rua pela faixa de segurança, e mesmo assim entendem que tem o direito de fazer o que quizer e inclusive insultar motoristas. Precisamos de uma mobilizaçao urgente para educar motoristas e pedestres. CAMPANHAS DE TRANSITOS DEVEM SER FEITAS SEMPRE, não só para evitar acidentes mas para educar a todo instante.
Infelizmente esta é uma triste realidade.... Em URUGUAIANA é NORMAL vermos pedestres atravessando a faixa no sinal VERMELHO ou se ARRASTANDO DURANTE O CRUZAMENTO obrigando o motorista e motociclista a realizar verdadeiros malabarismos em via pública.... Tenho moto e carro e sempre que possível ando a pé em nossa cidade .... E É DE DEIXAR QUALQUER UM DE CABELO EM PÉ A ZONA QUE SE ENCONTRA NOSSO TRÂNSITO !!!
Em inúmeras rodas de conversa escuto que em outras cidades estes pedestres e motoristas não se criariam e concordo mesmo !!!!
É MUITO DIREITO PARA QUEM NÃO ANDA DIREITO!!!!
O que tem de pedestre mal educado e acima de tudo mal intencionado,acho que revoltados contra os que tem carros.Provocam motoristas e insistem em atravessar as ruas de forma desafiadora.Aliás, muitos preferem atravessar fora das faixas.Há multas previstas para pedestres também.
Uruguaiana, terra de ninguém, temos um unitil na secretaria de transito, dali onde mesmos se espera é que não sai
Será que o abombado do secretário que demorou para ser renomeado não se dá conta de quem tem que colocar guardas a dirigir o trânsito nos cruzamentos da rua Dr.Maia e Pres.Vargas que encontram-se com grande fluxo devido a preparação da avenida para o carnaval?Mas será que são cegos ou incompetentes mesmo?
Postar um comentário