segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Inoperância do Samu e do Incar colocam Marques Acunha à beira da morte

O Samu é alvo constante de críticas, tanto a nível estadual, quanto local e na quinta-feira, mais uma vez o setor falhou dificultando o acesso de um paciente a Santa Casa de Caridade e o colocando em estado gravíssimo. O paciente é o radialista Hildebrando Marques Acunha, que encontra-se hospitalizado na Santa Casa. O estado de saúde do Marques é muito grave e deveria estar sendo tratado numa UTI Cardiológica, no entanto, sem o Incar, o radialista é submetido a tratamento intensivo, porém não há tamanhos recursos como no Incar para salvá-lo. Jorge Ribeiro, amigo e médico de Marques Acunha, foi quem hospitalizou o radialista e acionou o serviço de emergência quanto estava atendendo o paciente em casa. Revoltado com a falta de atendimento do setor, logo após internar o paciente, Ribeiro publicou desabafo na sua página social. Acompanhe o que diz na postagem: “Hoje á tardinha fui chamado para atender um amigo em casa que se encontrava com dores no peito e falta de ar. Imediatamente fui atendê-lo.Um conhecido radialista de nossa cidade. Reconhecendo a gravidade da situação logo tentei contato com o SAMU. Liguei 192 e dei todas as informações sobre mim e o paciente. Esperei alguns minutos para ser atendido por uma doutora que sem ao menos esperar pelas minhas ponderações, foi logo dizendo que não faziam transporte e desligou na minha cara. Faz 25 anos que trabalho em UTI, inclusive com cargo de chefia em uma oportunidade, faço pós graduação em Intensivismo, trabalho há 20 anos em Pronto Socorro. Atualmente sou o médico responsável pela Urgência na Santa Casa de Uruguaiana. Digo isso para dizer que sei o que é uma URGÊNCIA, sei quando há necessidade de atendimento rápido e eficaz, me preocupo e vivo essa realidade todo o dia. Infelizmente este serviço da Samu coloca pessoas despreparadas, tanto tecnicamente quanto de relacionamento com as pessoas.Não estou falando de nossos técnicos e enfermeiros trabalhadores no Samu da cidade, mas sim, dos técnicos da central em Porto Alegre, principalmente meus colegas médicos, pois recebemos muitos pacientes oriundos deste serviço (através do PS), que deveriam ser tratados em casa, desafogando os serviços de Urgência. A triagem a distância, feita pelo Samu é de péssima qualidade e deveria ser revista. A educação de seus profissionais é de pior qualidade ainda. Estou desabafando e imaginando que se comigo acontece isso, o que não sobra para pessoas que ligam e necessitam deste serviço. O Pronto Socorro da Santa Casa também tem ouvidoria, reclame e deixe seu recado. É muito importante as pessoas serem bem tratadas quando se refere a sofrimento e doença. Pessoas mal educadas e despreparadas não podem trabalhar com este tipo de público, principalmente meus colegas, que teoricamente são mais preparados”, disse o médico. Ontem, conversamos com a filha de Marquez Acunha, Liliane Acunha. Ela contou que o pai precisava ser deslocado ao hospital com o uso de oxigênio, porém foi levado de carro, pois a ambulância não apareceu. Ela disse que fará denúncia ao Ministério Público contra a Samu.

PRECISO FAZER UM DESABAFO
(por André Acunha)
Durante mais de vinte anos na cidade de Uruguaiana não houve pessoa que fizesse mais pelo social de Uruguaiana que meu pai MARQUES ACUNHA.. em época de eleição era procurado por políticos importantes idolatrado por alguns, formador de opinião, nunca houve um dia da minha vida que eu não atendesse pelo menos 15 pessoas por dia querendo falar com ele e ele resolvendo o problema de todo mundo... as autoridades sempre rodando ele pela idoneidade e conduta moral na qual ele sempre atuou...elegeu prefeito em Uruguaiana ajudou tantos outros políticos a alcançarem os objetivos foi homenageado anos a fio pelo trabalho realizado em Uruguaiana...Um homem sem cola politica nenhuma.. homem com defeitos mas uma vida politica limpa como não vi em ninguém aqui em Uruguaiana ate (sic) hoje.... pois bem esta na UTI da Santa Casa de Uruguaiana... foi atendido ontem graças ao dr Jorge Luis Darde Ribeiro amigo de anos e esta perdendo a batalha e estamos perdendo esse guerreiro ele se despediu de mim e me cortando a alma disse” Tem algum amigo do pai ai filho?” ai eu pergunto cade (sic) toda aquelas autoridades que rodavam e faziam questão de ta sempre “Sugando” meu pai cade (sic) os amigos que sabiam onde bater quando precisavam de alguma coisa? enfim (sic) meu pai foi uma laranja que foi espremida e aproveitada enquanto dava suco agora que secou foi descartada....Mas graças a Deus ele tem família e estamos com ele nesse final e se for pra descansar que ele parta em paz...Mas deixo um recado aos “AMIGOS” coloquem o dedo na consciência de vocês e honrem o que esse homem fez pela cidade de Uruguaiana durante a vida toda dele....ao menos depois que ele partir não usem de demagogia barata falando que eram amigos e coisa e tal, porque esse tipo de demagogia barata o Brasil ta cheio apenas digam que esse homem dedicou a vida dele a uma cidade e a ajudar pessoas...obrigado.

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ué cade o bonotto e o caio?escolhestes os amigos errados e perseguiste o inimigo errado...que ganhaste batendo no felice a mando do bonotto e do caio? que ganhaste apoiando o bonotto em 96 e depois ter sido escurraçado da prefeitura durante 4 anos e voltar a apoiar ele em 2000? que ganhaste apoiando o caio em 2004?

enfim nesse momento difícil espero que se recupere e quem sabe volte para o radio, porque tu deves sentir falta dele e principalmente o radio e o uruguiananenses sente tua falta.

Anônimo disse... [Responder comentário]

André entrega nas mãos de DEUS a justiça divina tarda mas não falha .

Adriana disse... [Responder comentário]

Realmente é nesta hora que vemos quem é de verdade amigo, pois nas horas dificeis é que descobrimos os verdadeiros amigos,Marques da Cunha o melhor radialista de Uruguaina,desejo do fundo do coração que se recupere, saudades de ouvir a voz única desse radialista maravilhoso.