quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Acadêmicos reclamam das “saunas” de aula

A estrutura oferecida pela Unipampa é alvo constante de reclamações. Neste final de semana, mais uma delas veio á tona. Segundo os estudantes, a Universidade não dispõe ventilação adequada, sendo que as salas possuem apenas um ventilador e que em alguns casos eles estão estragados. Através de emails encaminhados à imprensa e postagens feitas nas redes sociais, os estudantes contam que as salas parecem verdadeiras saunas e que os professores e alguns alunos já se sentiram mal durante a jornada acadêmica: “Se não podemos dispôr de ar condicionados, pelo menos a manutanção dos ventiladores. O calor que enfrentamos em sala tem sido desumano. Na 709, os ventiladores da frente tem que ser desligados porque o ruído é ensurdecedor, o pobre do professor quase desmaia enquanto os alunos se abanam com folhas de papel. Uma colega virou pra mim e disse - o professor Eduardo Bender desenvolveu super resistência ao calor, ele está derretendo alí e não flocha”, contou uma aluna em postagem feita na página social Unipampa Uruguaiana. Em outra postagem é uma aluna da turma 721 que diz: “dois dos ventiladores não funcionam, a turma não consegue prestar atenção em aula, está insuportável”. Alunos de turno integral chegam a ficar até nove horas em sala de aula por dia. As salas tem capacidade para atender 50 alunos, sendo que existem seis ventiladores em cada uma delas, no entanto, a maioria não funciona. “Não existe a manutenção periódica e na realidade nunca vi um funcionário de manutenção pela Universidade. A frouxidão do aparelho preso na parede é tanta que parece que já vai cair na cabeça de alguém. Para nossa segurança, o desligamos”, diz a estudante em email encaminhado à nossa redação. 

Segundo Dandara Fidélis, Diretora do Centro Acadêmico, os ventiladores existentes são antigos e pertenciam a PUC que ainda tem parte no patrimônio existente. “Os ventiladores que temos estão sendo concertados, mas se os estudantes não reclamarem, não temos como saber onde eles não estão funcionando”, disse Dandara. 

Outra reclamação diz respeito a rede elétrica do campus. Segundo informações, a rede cai com frequencia, pois não possui capacidade para atender a demanda.

“Sei perfeitamente que o problema em não termos climatização é deve-se ao fato de não termos capacidade elétrica no campus, pois o local teve o espaço físico ampliado, porém a rede elétrica não foi atualizada. Daqui um pouco não poderemos nem ligar um computador que cairá a chave geral do Campus”, disse a acadêmica.

A Diretora Acadêmica disse que a rede elétrica realmente apresenta problemas e que a reclamação é justa. Na página Unipampa Uruguaiana, Dandara foi questionada pelos colegas quanto a sua dedicação e ao trabalho desenvolvido. Em postagem na página ela respondeu aos colegas: “já pararam pra pensar nos preços absurdos que os bares estão nos cobrando? e nas condições de emergência que nossos prédios oferecem? No transporte público que nunca se soluciona? Como postei no meu perfil pessoal uma andorinha só não faz verão e retifico nesst caso, pois tanto eu como as diretorias do centro acadêmico e dos diretórios, estamos garantindo as nossas representações e trabalhando em velhas questões desde o ano passado, só que precisamos de alunos nas assembleias, participações nas discussões, senão o movimento não tem força! E se ainda esse ano não nos reunimos é porque o centro acadêmico está engajado resolvendo problemas burocráticos ainda das carteirinhas e dando orientações aos bixos”, finalizou Dandara. 

Hoje pela manhã, os acadêmicos realizarão protesto contra a falta de professores que se arrasta desde a instalação da Universidade em Uruguaiana.

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Queda de luz não é de agora, lá por 1999, 2000 já havia falta de luz, tanto que muitos alunos já tinham uma lanterninha para essas ocasiões.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Isso que dá o Governo Federal (+ conhecido como PT) sair distribuindo faculdades em tudo que é lugar. Do que adianta, se nem as existentes estão em boa condições? Affff

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oportunista esse Vereador Ronie Mello, não vai resolver BOSTA NENHUMA, mas como o Fred lá estava para pousar na foto.