Instituições participantes da Operação Viagem Segura reuniram-se nesta quinta-feira (27) para uma reunião de avaliação dos acidentes ocorridos no último feriado e planejamento da operação de Ano Novo. A conclusão dos órgãos de fiscalização (Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM, Polícia Rodoviária Federal e Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC) é que o excesso de velocidade e as ultrapassagens malsucedidas foram os causadores da maior parte dos acidentes do Natal.
A Operação de Ano Novo começa à meia-noite de quinta (27) para sexta-feira (28) e se estenderá até o meio-dia da próxima quarta-feira (1º). A fiscalização foi estendida para o último dia de retorno devido ao grande número de acidentes neste período no Natal. A intensiva na fiscalização quer inibir a imprudência, que no último feriadão vitimou 34 condutores (28 só no local do acidente) nos cinco dias de feriado. Outras 11 pessoas perderam a vida na quarta-feira (26).
Para as autoridades de trânsito, o empenho dos órgãos de fiscalização e a Lei Seca já permitem perceber mudanças de comportamento no que se refere à alcoolemia no trânsito, pois o número de infrações por embriaguez ao volante caiu de 38 para 19% dos condutores testados, em comparação com a operação anterior. A embriaguez também não foi o elemento causador dos acidentes do Natal. Por isso, o mesmo empenho deve ser aplicado agora em outras frentes, como o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas.
Por isso, o superintendente substituto e chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Alfonso Willemberg Jr, levantou a necessidade de endurecer a legislação para o excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas. A maior multa de velocidade é R$ 574, e a suspensão é só de um mês. É muito pouco. Precisamos punir adequadamente essas infrações, que hoje estão matando muito mais gente do que a embriaguez. As instituições participantes construirão uma proposta nesse sentido para ser encaminhada ao Legislativo Federal.
Para o coordenador da Operação Viagem Segura pelo Detran/RS, Adelto Rohr, chama a atenção de uma significativa redução dos veículos de grande porte como causadores dos acidentes: os condutores de carros de passeio devem redobrar seus cuidados, para que sua viagem tenha ida e volta também.
Tombamentos e capotagens
Comparando-se o percentual dos tipos de acidente que ocorreram no Natal com os percentuais gerais, destacaram-se os tombamentos (14%) e capotagens (10%), que no geral representam 6% e 5%, respectivamente. Esse tipo de acidente, segundo o comandante interino do Comando Rodoviário da BM, Tenente Coronel Alberto Fernando Grillo, só ocorre por conduta inadequada do condutor. A avaliação errada das distâncias também é um problema. Muitas pessoas saem das cidades e não se dão conta que a sensação de velocidade é diferente na estrada. Sessenta e seis por cento dos acidentes ocorreram nas rodovias (esse percentual é de 55% normalmente). Mais da metade deles ocorreram durante as noites (38%) e madrugadas (17%).
Embora a maior parte dos acidentes (7) tenham sido provocados por colisões frontais, o que fugiu do padrão neste Natal foi o número de colisões laterais (5) e choques contra objetos fixos (4). O percentual de atropelamentos foi menor que no geral. O envolvimento de motocicletas e caminhões também foi menor. Automóveis de passeio (incluindo caminhonetes e caminhonetas) representaram 64% dos 45 veículos envolvidos nos acidentes.
A Viagem Segura tem como principais parceiros Detran/RS, Cetran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, EPTC e órgãos municipais de trânsito, Federação das Associações dos Municípios do Estado (Famurs), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança do Trânsito.
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