terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tragédia em Itaqui

Três irmãos morreram ao serem sugados por uma bomba d'água em uma lavoura de arroz, no interior de Itaqui. Echillen Martins de Matos, de 11 anos, Carlos Andriel Martins de Matos, de 13 anos, e Luriana Martins de Matos, de 15 anos, tomavam banho na granja onde a família trabalha, na localidade de Chapadão.
De acordo com o delegado do município, Guilherme Antunes, na noite de segunda-feira faltou energia elétrica na propriedade e, devido à queda de luz, a bomba d'água usada pelos adolescentes para tomar banho parou de funcionar. A água retornou até a bomba e os irmãos foram sugados. Quando a energia voltou, os três foram arremessados de volta.
Como o trio não retornava para a casa, a mãe pediu que um empregado da granja fosse até o local. Quando chegou na lavoura, o funcionário encontrou os corpos. A polícia isolou a área para a perícia.

6 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que tragédia, força a família!

ana paula monteiro disse... [Responder comentário]

olha,nao sei que dizer estou chocada .sinto muito pela a familha , que tragedia

Anônimo disse... [Responder comentário]

Existe lei que obriga um filtro no cano ? deve existir !! o proprietário pela bomba deve responder pelas mortes ! é óbvio ! será que estas bombas não devem ter uma ART (ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA) de engenheiro agrônomo ? cadê o crea para falar sobre isto ? o gerente do sicredi morreu a alguns anos pelo mesmo problema... que povinho atrasado este do arroz !!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

11:52, Creio que pela força de sucção, nem um filtro salvaria a vida das pessoas ali. O Caso do Gerente do sicredi foi diferente, ele estava proximo ao ralo da bomba e foi puxado por ela quando ela ligou. Esse das crianças, o que poderia ter evitado já que a tragedia ocorreu no desligamento da bomba. 1° o cano entra muito baixo na "regadeira" 2° a AUSÊNCIA de valvula de retenção... Com a utilização de balsas onde a turbina da bomba fica imersa na agua, os granjeiros para poupar os canos de fortes impactos não estão mais usando válvulas de retenção. Então dependendo da distanca dos canos e altura, há bombas que ficam 30mim depois de desligada "girando ao contrario" para esgotar a agua dos canos e tudo o que estiver na saida do cano é sugado de volta.

O que falta principalmente é placas de advertência, pois praticamente todos os motores hoje ao cair e voltar a luz ligam automaticamente sozinhos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

11:52. Agora continuando.
O Filtro que falas é exigencia do ibama/fepam para evitar que peixes seja sugados.

E quanto a atrasado, ledo engano. As pessoas morrem de acidentes de carro, isso é atraso?

O setor de arroz é o mais evoluido aqui em uruguaiana com altos investimentos para a melhorar a produção. Tanto é que o melhor rendiomento do mundo em lavouras de arroz é de Uruguaiana. A propria Balsa é uma evolução disso, o que se pode discutir é a mentalidade da segurança. A Balsa sem valvula têm agora dois perigos, o ralo de sucção(que vitimou o gerente do sicredi, mas por descuido dele ao entrar ali com a chave de acionamento 'automatico' ativado)e lá na saida do cano. Pois quando desliga, puxa tudo de volta.

Peço ao Crea e o Ministerio Trabalho tão atento as questões como luminosidade de ambientes, poderia olha essas areas de bomba de irrigação, vão embarrar os pés fiscais! Pelo menos placas de advertência e quem sabe cercados na saida do canos para evitar vacuo e sucção de animais e pessoas no desligamento da bomba.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Creio que ali não era local para banho!!