quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ivoné critica Piquete dos Marques e diz que tradicionalismo precisa ser respeitado

O vice-presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2011, Ivoné Colpo, disse ontem em entrevista ao Jornal CIDADE que não concorda com a postura de alguns piquetes da cidade, citando o Piquete dos Marques e Martin Fierro como exemplos. O assunto foi abordado quando indagado a Ivoné sobre os motivos que levaram o Piquete dos Marques a encerrar o desfile deste ano, em vez de desfilar na ordem dos piquetes pelo tempo de fundação. Segundo Ivoné, O Piquete dos Marques foi expulso da CTU em razão de problemas ocorridos no ano passado. Durante a Semana Farroupilha de 2010, a Comissão Organizadora constatou que músicas não gauchescas estavam sendo tocadas durante as festas, além do fato de que a programação não apresentava itens importantes para o tradicionalismo. A partir da expulsão, segundo Ivoné, o Piquete ficou ainda menos tradicional, passando a funcionar ao longo do ano como boate. “Não sou contra que trabalhem o ano todo, mas os eventos precisam ser tradicionalistas. Montar-se de piquete para obter privilégios ou garantir bom público na Semana Farroupilha não é cultivar a tradição”, disse Ivoné. Quanto ao Martin Fierro, Ivoné disse que o piquete desrespeitou o que havia sido determinado pela Comissão e desfilou dentro da ordem da CTU, por tempo de fundação. De acordo com o Ivoné, o Martin Fierro, assim como o Piquete dos Marques, deveria ter desfilado ao término do evento por descumprir o Estatuto do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
 
Os problemas da Chegada da Chama
Ainda no que diz respeito ao cultivo das tradições, Ivoné lamentou os episódios ocorridos no evento que marcou a chegada da Chama Crioula ao município e disse que além do atraso no inicio do evento, as músicas tocadas pela banda do Exército marcaram negativamente a festa. Ivoné destaca que nunca se passou um roteiro de músicas a ser seguido à banda, mas que se tratando da Semana Farroupilha, não imaginava que fossem tocar outras músicas, a não ser gauchescas. Disse que estes episódios serão apresentados na reunião da Comissão Organizadora, com o objetivo de aprimorar o evento para o próximo ano.

32 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mas que bobaegm...isso é coisa de gauchinho da capital!!
Em uruguaiana, todo mundo é bacudo...é gauchada de verdade!! E não de MTU, MTG...essas palhaçadas todas, o pessoal ai é da lida...do campo...o gauchismo faz parte do dia a dia de nossa cidade, e não só apenas na semana farroupilha!
Então, pra mim, isso é tudo uma bobagem!

Anônimo disse... [Responder comentário]

mas e esse tal de ivoné não vai falar nada sobre os borrachos de madrugada do piquetes bebendo e cantando e comendo com os cavalos na frente encilhados e sem comida?
e a gurizada pegando os cavalos dos borrachoe e jogando carrera no asfalto e os pobres cavalos apanhando porque caiam?
sobre isso ele não vai falar nada?
essa fiasqueira desses pacholentos que estão aabando com o nativismo e o respeito que tinhamos pelos farrapos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Quer me parecer que está ocorrendo uma perseguição ao Piquete dos Marques que está propiciando um ambiente sadio e seguro a comunidade durante a Semana Farroupilha, onde são viostas familias e jovens com segurança durante os shows e jantares, este ano trouxe o Luiz Marenco que retornará agora para a Expo-Feira e o nosso conterrâneo Pirisca Greco e os demais piquetes o que proporcionaram a nossa cidade.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tradicionalismo é tradicionalismo...Não música serteneja....Eu sou contra a piquetes que não seguem as tradições.Por motivos de chamar o público.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esta na hora de mudanças,
Esse presidente da Semana Farroupilha o tal de Agnaldo Martinez nada fez para a semana Farroupilha, nem som ele providenciou para a chegada da chama nem nos ctg ele vizitou durante os festejos, esse ai tem que cair fora,se Deus quizer vai trocar esse comissão organizadora a população de Uruguaiana merece um desfile digno e bonitocomo o de Porto Alegre e de Alegrete. E esta dado meu recado.

Anônimo disse... [Responder comentário]

É isso ai.. tradicionalismo é tradicionalismo, é ambiente familiar e de respeito e valorização de costumes e cultura gaúcha, e isso exclui inclusive a viadagem.
Mas se o "dos Marques" virou boate, o "Sinuelo" e o "Patrulha" também. Se entra de qualquer jeito, se dança de qualquer jeito, ambos tem até iluminação de boate.
E quem começou toda essa baderna que está acabando com o tradicionalismo foi a RBS com o Galpão Crioulo que, com Nico Fagundes e Cia., distribui a "tchê music" pra todo o estado.
Hoje vemos baixo, guitarra, bateria, sintetizador e toda uma parafernalha de instrumentos "nada campeiros" nos conjuntos que se dizem "tradicionalistas", inclusive nos daqui.
Outra coisa? Pirisca tradicionalista? Sabe desde quando? Desde quando não deu certo como roqueiro em Santa Maria. Só na erva buena. Baita artista, mas, façam-me o favor né - tradicionalista nunca.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mais uma vez a Comissão Organizadora pecou!Os Integrantes que Organizam o desfile na Avenida não podiam ter deixado o Martin Fierro assim como os Marques entra na avenida não deveriam nem ter sido sitados pelos narradores outros que falam demais numas entidades enquanto a outra ja veem passando por eles fora que o ultimo narrador alem de puxasaco é acompanhado por um senhor que dá gritos aterrorizantes!A organização deveria saber orientar as entidades sobre seus lugares ou ate mesmo sobre a demora!A comissão Organizadora é composta de tradicionalistas antigos com muita bagagem Ja era hora de terem se aprimorado afinal todos os anos a desorganização Continua..ou será q não esta na hora de mudar e colocar novos dirigentes acabar com a habitual"panelinha"Chega de Mesmice"Sera que a Semana Farroupilha de Uruguaiana Vencerá!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Pelo que entendi , se não for filiado a CTU ou MTG não é gaucho? então aki no RS quem tinha q forneçer a certidão de nascimento era o MTG e não o Cartorio ...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Quer escutar Sertanejo?Pagode?Dance?Carnaval? ....Piquete não é lugar para isto !!! Vai pra boate então...Se deixar daqui a pouco vira qualquer coisa menos piquete...TRADICIONALISMO SEMPRE !!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

É só categorizar o troço: - entidades que seguem o tradicionalismo (com endumentárias e músicas); e as que não seguem o tradicional (que tocam tchê music e que dá para entrar com a roupas "normais")

Anônimo disse... [Responder comentário]

A patronagem do Piquete dos Marques procurou o Sr. Ivoné Colpo como representante do MTG eo Sr. Agnaldo Martinez e se submeteu a decisão de ambos de que não desfilaria junto ao MTG e a CTU, desfilando no encerramento do desfile, mesmo assim está sendo criticada, para o ano que vem compromete-se a desfilar no encerramento do desfile e com carros temáticos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

acredito que a grande maioria do pessoal uruguaianense não entendeu!!
o problema é usar as TRADIÇÕES GAUCHAS, para se beneficiar..isso que incomoda.. quer fazer festa faça... mas seja honesto e não queira enganar o povo que não entende a cultura que pensa que semana farropilha é só festa e festa...

Anônimo disse... [Responder comentário]

enquanto tiver arielis, jos e thalines nos marques é pra la que se tranferiu a boite da adriana.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O Piquete dos Marques está aberta ao público, que quiser frequentar suas dependências, durante toda a Semana Farroupilha e gize-se que por várias noites esteve completamente lotado talvez este fator esteja incomodando muita gente, porém compromete-se a mantere melhorar suas acomodações e as atrações para o próximo ano

Anônimo disse... [Responder comentário]

Daqui a pouco então vira desfile carnavalesco/sertanejo/pagode em pleno 20 de setembro !... Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra !!! , fico pensando quando mudar essa geração ... a que vier vai desfilar de calça jeans e de nike shoks ....tudo pelo modernismo dos que dizem que são tempos modernos !!! Alapuxa tchê !!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Em quanto todo mundo aqui discute o M. Nunes esta rindo de todo mundo com os bolsos forrados de dinheiro, e ainda tem gente q vem aqui defender os Marques, que gente ignorante e BURRAAAAAAAAA.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Algumas coisas precisam ser esclarecidas, primeiro ´Ivoné não nada no MTG, segundo, o Aguinaldo que até é boa pessoa, mas se presta para ser mandado pelo Ivoné, que em alguns casos se preocupa em bajular o prefeito a quem ele Ivoné deve favores, pois a entidade presidida por sua esposa Ana ocupara de forma graciosa o Juventude por ordens do Senhor Felice, e mais outras coisa, portando Senhor Não venha pregar moral de cuecas, ou o senhor imagina que não sabemos tudo o que ocorre no nosso meio?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Pessoal não confunam Ivoné com Izonir, por favor!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Pois é, que vim deu o Izonir? Esse defamou o tradicionalismo, catarriou na cultura gaucha e picou a mula. Diz que é pastor.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mas o Ivoné é aquele que quando não fazem o que ele quer em uma entidade funda outra para poder mandar? ele e sua esposa são os maiores desagregadores de entidades pois vão nos CTGS, e ficam convidando as prendas e pessoas das invernadas de danças, para irem para o Triplice que ele colocou sua esposa como patrão, o que dizer sobre carta de principios e regimento do MTG sr. Ivoné? quem tem telhado de vidro tem que se cuidar, pois até os de zinco ja estão furados imagina o seu.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Os comentários aqui deixados não são para falar mau dos Marques e de nenhum outro CTG muito menos inveja porque um lota e outros não, mas sim de que todos os PIQUETES todos os CTGS devem manter as tradiçoes para isso serve a semana farroupilha para não deixar morrer nossas tradições.Nenhuma entidade que se diz tradiçionalista pode tocar música sertaneja ou outro tipo de musica de ritmo,ter luzes de boate e assim por diante....
DEVEMOS SEMPRE RESPEITAR AS TRADIÇÕES E ISSO QUE QUEREMOS LUGARES TRADICIONALISTAS.

Anônimo disse... [Responder comentário]

daonde que o M.Nunes ta cheio de dinheiro ?kkk quem comento isso só pode se troxa né ?

Anônimo disse... [Responder comentário]

o que que esse Ivoné quer ? ( quer que o Piquete Dos Marques seja que nem os CTG's daqui de Uruguaiana , que só tem borrachos na frente , e outra nunca vi nenhum show nesses CTG's já o Piquete Dos Marques trouxe Luis Marenco , Pirisca Grecco, Mano Lima e todos os anos traz a Banda Bastidores ) ISSO COM CERTEZA É INVEJA DO PIQUETE DOS MARQUES :)

Anônimo disse... [Responder comentário]

ignorante e burro são aqueles que vão nesses CTG , que só tem gente da 3ª idade e outra se acontece show nesses lugares é só bateção de lata , se querem que o Piquete Dos Marques seja que nem os CTG que nunca tem ninguém lá ? então o " tradicionalismo " vai acabar

Anônimo disse... [Responder comentário]

vcs já foram num baile a fantasia? e vcs já foram num baile onde todo mundo tava vestindo fantasia igual? eu fui... sábado... num desses CTG. tradição... coisa mais retrógrada. certo os Marques... onde nunca fui... e não gostei. rsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse... [Responder comentário]

E POR SEREN "TRADICIONALISTAS" QUE SINUELO, PATRULHA ENTRE OUTROS HOJE SO QUEM FREQUENTAS E OS RATOS E ARANHAS, PARARAM NO TEMPO COM ESSE NEGOCIO DE TRADICIONALISMO E COM SIGO OS FREQUENTADORES SE RETIRARAM ...

Anônimo disse... [Responder comentário]

...Só não te esquece que um dia tu vai ser da 3ª idade...e talvez ignorante e burro, ou te achas eterno?...reflete um pouco aí (moderninho).

Anônimo disse... [Responder comentário]

MAS E ESSE TAL DE MTG SE PREOCUPOU COM OS BORRACHOS QUE FICAVAM BEBENDO E COMENDO E CANTANDO ENQUANTO OS CAVALOS ATÉ ALTAS HORAS DA NOITE ENCILHADOS E SEM COMIDA?
SE PREOCUPOU COM A GURIZADA QUE PEGAVA OS CAVALOS DESSES BORRACHOS PRA JOGAR CARREIRA NO ASFALTO?
OS CAVALOS APANHAVAM MUITO E SE CAIAM ERAM LEVANTADOS A PAU!
ESSA GENTE TRADICIONALISTA SE PREOCUPOU COM ISSO? OU SÓ COM AS APARENCIAS???
EM SANTA CATARINA TAMBEM TINHA A TRADICONAL FARRA DO BOI. FELIZMENTE ACABOU. EM URUGUAIANA QUANDO VAI ACABAR ESSA PALHAÇADA?
OUTRA COISA. SERÁ QUE OS FARRAPOS VIVIAM ASSIM: CANTANDO, BEBENDO, COMENDO E BORRACHOS, SEM SE PREOCUPAR COM OS ANIMAIS?????

Anônimo disse... [Responder comentário]

Acho que tem que expulsar mesmo...que tradicionalismo é esse? Qualquer dia tem frevo, funk e afins...então que acabe o tradicionalismo...e fundemos a casa de eventos piquete dos marques..já pensou o luan santana de gaúcho...a valeska popozuda de prenda..ia ficar show..ahh e quem está preocupado com os cavalos é só chamar a polícia..o ibama..os direitos humanos...o exército...a marinha...
já que se preocupam tanto...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Qlema ue discussão!!!??? Esquecemos todos a lema farroupilha :" LIBERDADE ,FRATERNIDADE, HUMANIDADE" vivenciar este lema é sim comemorar a Revolução Farroupilha!!! Não esqueçamos que valores estão nas atitudes e nÃo em pequenos gestos... O desfile devia ser livre... como a alma do gaúcho... nunca gaúcho gaudério vestiu uniforme...

Anônimo disse... [Responder comentário]

que bobagen isto vão corta uma grama tcheee .deixa os caras trabalhar pelo nemos uruguaiana tem um piquete bom que tem uma festa boa pras pessoas baila de cola atada ..abraço daniel freitas

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bom se o Piquete dos Marques ja foi expulso, acatou a decisão da CTU e desfilou em ultimo, o que mais querem afinal? Piquete não é CTG, e nem deveria, pois estes estão as moscas.Se para continuar sendo o melhor lugar para se frequentar na semana farroupilha tem que ficar de fora da CTU e desfilar por ultimo, fico na presidente até o final para ver os Marques, pq o pessoal lá todo é de respeito, e gente boa mesmo.