sábado, 2 de julho de 2011

OAB e Poder Judiciário lutam pela implantação de mais uma Vara da Justiça em Uruguaiana

O presidente da Ordem dos Advogados/ Subseção Uruguaiana, participou na última quarta-feira, em Porto Alegre, de reunião com Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Ricardo Raupp Ruschel. Durante o encontro realizado na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Roberto Gick e integrantes do judiciário que atuam no município solicitaram mais uma vez a nomeação de mais servidores, a elevação de entrância e a criação de mais uma vara da justiça. Durante o encontro, Frederico Antunes, que acompanhou o grupo, afirmou que os expressivos números do movimento processual da Comarca de Uruguaiana – que inclui o município de Barra do Quarai – justificam as reivindicações apresentadas. “A entrega do novo prédio, em 2009, melhorou sensivelmente as condições de trabalho, mas é preciso reforçar o efetivo de magistrados e servidores para oferecer um serviço ainda melhor á comunidade”, acrescentou o parlamentar.A Juíza-Diretora do Foro de Uruguaiana Karina Leonetti Padilha, informou que tramitam na Comarca 53.233 processos. “Infelizmente além da escassez de servidores e magistrados lutamos contra a dificuldade em prover as vagas, devido à distância do município que se localiza na Fronteira Oeste”, lamentou. A magistrada disse ainda que a estatização de duas Varas no ano passado agravou a falta de pessoal. Adiantou que, em 2012, o problema será ainda mais grave porque outra Vara será estatizada. “Um Central de Mandados foi criada, mas não há condições de deslocar um servidor para atuar na função”, lamentou. O Presidente da Subseção Uruguaiana destacou o trabalho dedicado dos servidores, “mas infelizmente o volume de trabalho impede o atendimento da demanda que cresce diariamente”. O Presidente do Tribunal de Justiça afirmou que a situação de Uruguaiana se repete em todas as Comarcas do Estado. O Corregedor-Geral da Justiça revelou que irá encaminhar ao presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Léo Lima, as solicitações de Uruguaiana. “Atualmente existem 1.800 vagas para servidores e 115 para magistrados já criadas, mas as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal impedem o preenchimento”, observou. Ruschel disse ainda que considera justos os pleitos de Uruguaiana no que diz respeito a instalação de mais uma Vara de Justiça na cidade, além da elevação de entrância.
Além de Duro Gick, participam da reunião a juiza da Vara de Infancia e da Juventude, Ana Beatriz Fagundes; a juiza diretora do Foro e da 1° Vara Civil, Michele Soares Wouters, o chefe de gabinete da OAB/RS, Jorge Luiz, e a assessora parlamentar Rejane Fittipaldi.

Revisada em 3 de julho, às 11h3min.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito bom uma nova vara de justiça em Uruguaiana, mas por favor não me ponham dinheiro fora em uma nova sala do júri, pois aqui elas são pouco usadas, portanto desnecessárias.