terça-feira, 28 de junho de 2011

O adiamento do Júri e o passeio em Buenos Aires

Por Rodrigo Vieira
Promotor de Justiça 

Os fatos falam por si só.
Há mais de 15 dias vinha me preparando intensamente para um Júri em que iriam a julgamento 11 réus, sendo 10 deles policiais militares, inclusive, um Tenente-Coronel, ex-comandante da Brigada Militar em Uruguaiana: em 1995, foi morto um cidadão, depois de arrebatado da própria casa, durante a madrugada, e assassinado com 19 tiros, com partes do corpo queimadas e outros requintes de perversidade, tudo por “engano”, vez que a vítima tinha semelhança física com o autor da morte de um brigadiano.
Processo com 31 volumes, 5.500 folhas, centenas de declarações.
Dias atrás, os advogados dos réus fizeram pedido de cisão do julgamento, alegando que alguns dos acusados se contradiziam. Fui contra. E o juiz indeferiu, mantendo a regra da unicidade do julgamento.
Ontem, 18h20min, véspera do Júri, o advogado de um dos réus apresentou atestado médico, onde consta que estaria com pneumonia dupla, acarretando o adiamento do julgamento.
Ocorre que entrou em cena o facebook: eis que a digníssima esposa do adoentado advogado publicou as fotos do passeio que fez com o marido e um grupo de amigos em Buenos Aires durante o feriado de quinta-feira, dia 23/06/2011, e o final de semana, inclusive com registro de momentos em que se deleitavam na boa gastronomia portenha e nos saborosos vinhos platinos (e o degas aqui varando noites em claro, estudando o processo!). Outro detalhe que não escapou aos registros fotográficos veiculados no facebook: o médico que atestou a grave moléstia que acometeu o causídico integrava o grupo que excursionava pela capital argentina.
Ora, um profissional com um pingo de responsabilidade, que, tendo de enfrentar um Júri desse porte, defendendo um réu acusado dos três crimes em julgamento (um homicídio qualificado consumado e outro tentado e o incêndio de três casas), não iria, nas vésperas do Júri dar-se o luxo de perambular despreocupadamente pelas charmosas avenidas bonairenses, salvo se tivesse certeza de que contrairia essa providencial pneumonia.

59 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Raio X, exame de sangue (identificando o germe), teste do catarro, tomografia computadorizada, cultura de fluido pleural, ...

São várias as maneiras de se comprovar o diagnóstico de pneumonia. Ao promotor compete cobrá-las e ao advogado apresentá-las.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Exmo. Dr. Rodrigo, é uma pena que este tipo de jogada de alguns que se dizem advogados sejam permitidas e usadas por pessoas que envergonham a classe.Eles estão perdidos e querem ganhar tempo e infelizmente vão conseguir este tempo talvez na esperança de que o Dr. vá embora de Uruguaiana. O povo de Uruguaiana sabe que são todos eles culpados pelos crimes que respondem, tomara que os membros do júri também tenham a sua coragem para colocar estes assasinos na cadeia que é onde deveriam estar a muitos anos.Continue assim na sua incansável luta por justiça.Pois da justiça de DEUS eles não escaparão jamais, e a justiça dos homens precisa de pessoas como o Dr.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Doutor Pacifico é o cara.

Anônimo disse... [Responder comentário]

decerto o promotor nunca adoeceu, decerto é super homem

Anônimo disse... [Responder comentário]

Se ferrou, adevogado.
Como vai justificar que ontem, as 5 horas da tarde, estava na Justiça do Trabalho, labutando.
Uma hora depois, foi acometido de uma pneumonia aguda..
Ahh.. por favor, meu dotor.
O que passou por sua cabeça? a certeza da impunidade? a certeza de que pode brincar com a justiça, com o magistrado, com os réus, com o mp?

Anônimo disse... [Responder comentário]

PORQUE QUE NÃO MARCAM UM NOVO JÚRI NA SEMANA QUE VEM, PORQUE QUE TEM QUE DEMORAR TANTO, AFINAL O MP TEM PODER PRA ISSO OU NÃO?
E A PROPÓSITO DO DOUTOR COM PNEUMONIA AGUDA TOMARA QUE MORRA, MENOS UM ADVOGADO PRA ENCOMODAR, E ENTERREM BEM FUNDO E DE COSTAS, POIS SE QUISER SAIR SÓ VAI SE ENTERRAR MAIS.

Anônimo disse... [Responder comentário]

TRISTE RALALIDADE DA NOSSA SOCIEDADE..PIOR QUE TEM GTE QUE DEFENTE ESSE ADVOGADO,QUE PRA MIM,É UM CORRUPTO,POIS ELE CORROMPE A SUA CLASSE! QUE CHINELAGEM!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

PARA O ANTEPENÚLTIMO COMENTÁRIO: QUEM MARCA JÚRI É O JUIZ E NÃO O MINISTÉRIO PÚBLICO. PORTANTO, NEM O MP E NEM ADVOGADOS TÊM PODER DE MARCAR DATA PARA JÚRIS. E MAIS, SEMANA QUE VEM TEM OUTRO JÚRI MARCADO, PEDRO BÓ.

Anônimo disse... [Responder comentário]

DOCUMENTO OFICIAL COMPROVOU QUE O ADV PACIFICO SALDANHA ESTEVE NA JUSTIÇA DO TRABALHO, ONTEM, ÀS 16H40MIN, SÃO, GORDO E SÃO DE LOMBO. MINUTOS DEPOIS, FOI ACOMETIDO DE TERRÍVEL PNEUMONIA AGUDA, ATESTADO PELO MÉDICO CRESPO, SEU COMPANHEIRO DE REFESTELO EM BUENOS AIRES.
E AGORA, O QUE DIZER?
FRAUDE ESCANCARADA!
O PROBLEMA NÃO É BANCAR O ESPERTO: PROBLEMA É PENSAR QUE TODO MUNDO É TROUXA!
A COISA NÃO ESTÁ MUITO PACÍFICA!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Salvo raríssimas exceções, esses advogados são uma "corja". Prova disso é esse Pacífico Saldanha, quase todo mundo aqui em uruguaiana baba ovo desse cara que não passa de mais um sem vergonha, safado e sem moral, quis usar das artimanhas que tanto usam os advogados de políticos e empresários corruptos, para salvar a pele e inocentar os "pobrezinhos dos encapuzados inocentes". Infelizmente, após 15 de enrolação esses brigadianos, muito provavelmente, serão absolvidos. Querem apostar? Tudo graças a nossa ótima legislação que sempre favorece os que tem poder. As vezes dá vergonha de ser brasileiro.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Parabéns caro Rodrigo Vieira, tuas atitudes contra os "selvagens" de Uruguaiana está causando uma transformação na nossa sociedade, antes, ninguém dava bola e achavam que era tudo assim mesmo, todos corruptos e sem vergonha, agora, já estão acordando e começando com ares de gente civilizada.
Graças a Deus gente como vc veio para estas grotas e mostra como se faz.
Tenho muito orgulho de ser Uruguaianense depois de tua atitude !
Palavras retumbam, SEUS EXEMPLOS , caro Rodrigo, arrastam !

Anônimo disse... [Responder comentário]

Anônimo das 20:07: é isso que digo cara, as pessoas acham q a população é trouxa, e acabam se convencendo disso no final, pois a nossa legislação é falha(pra não dizer ridícula) e sempre favorece os safados descarados.
Ao mesmo tempo em que tenho admiração pela coragem do promotor, sinto tbm pena desse, pois é bem provável que a acusação acabe em pizza e o senhor Pacífico consiga enrolar a justiça até onde dá, para depois sair rindo de tudo e de todos. Isso sem falar no baita risco q esse promotor ta correndo, afinal ele está tentando incriminar os HOMENS DA LEI.

Anônimo disse... [Responder comentário]

A cada dia as instituições estão mais descomprometidas com efetiva prestação jurisdicional. Advogados fazem que advogam, juízes fazem que julgam, e promotores se preocupam mais em aparecer na mídia. A Justiça de Uruguaiana se resume em bonitos prédios.

ariane petroceli disse... [Responder comentário]

Mentira tem perna curta FORAM TRAÍDOS PELO facebook

Anônimo disse... [Responder comentário]

caro rodrigo, dr pacifico conhece esse processo de cima a baixo, fazem 16 anos q ele vem lendo e relendo as 5500 folhas q o senhor vem lendo a 15 dias.....em 15 dias o senhor se diz prepardao pra esse juri de tamanho porte???

Anônimo disse... [Responder comentário]

O anônimo das 21:51 é um idiota. Afinal de contas, o Promotor está fazendo o papel dele. Ou quem sabe melhor seria se descobrisse a farsa é ficasse calado?
Mete lenha, Rodrigo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bom vou ocupar o meu precioso tempo me manifestando a favor do promotor, que está fazendo o correto,a nossa cidade tem orgulho de tê-lo por aqui dignissimo promotor. Já o advogado deveria ter umas aulas de honestidade com o mesmo e seguir o exemplo da justiça pois está se igualando aos marginais que estão sendo acusados. O pior criminoso é o que usa um diploma ou uma farda para praticar os crimes achando que nunca será pego.Viajar é muito bom mas não as custas das famílias que estão sendo enroladas a mais de 15 anos nesse processo que com certeza tá pingando dinheiro na continha do advogado e ele indo gastar em Buenos Aires e a família aqui na "M"...Bom mesmo é fazer um trabalho digno...e ao juri por favor não vão assinar em baixo que também fazem parte do grupo de viagem do advogado já tá ficando ridícula essa história.Que a justiça seja sempre feita!!!!!Um fraterno abraço.Parabéns promotor siga assim.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O promotor tá mostrando a farsa. Ou queriam que ele ficasse quieto e conivente com a mentira e o engodo? Uruguaiana não pode se acostumar com a hipocrisia dos que querem se passar por respeitáveis senhores, medicos e advogados, mas que, no fundo, tem uma vida feita na fraude. tem mérito esse promotor, tem que botar os podres prá fora. E quem tem cola que se aquiete.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Anônimo das 09:17 vai lá e senta no colo do Saldanha, kkkkkkkkk.
è por pensamentos iguais ao teu que o Brasil não vai pra frente, ora defendendo a mentira descarada desse advogado. Qualquer pessoa, com um mínimo de inteligência consegue constatar que esse advogado quer, mais uma vez, enrolar td e a todos.
Esse caso é o retrato falado de como funciona a justiça no Brasil.
Por essas eoutras que estupradores, corruptos, assassinos e outros não vão para a cadeia, as leis permitem inúmeros "jeitinhos e artimanhas".

Anônimo disse... [Responder comentário]

A justiça do trabalho evoluiu. É moderna. Agora sim é justiça. Antes era um circo armado. Novos juizes. Novas cabeças. Não adianta o empregado-aventureiro chegarlá e mentir. Não leva mais. Só provas testemunhais não valem mais. Antes a justiça do trabalho não era justiça. Era um arremedo. Era parcial. Hoje não. Hoje ela é realmente Justiça. Por isso ficou mais dificel para aventuras e gananciosos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

09:17, e porque o advogado refugou? se escondeu atrás de uma pneumunia( que deve ir para o guinness book, já que as 5 da tarde estava na justiça do trabalho, pouco depois estava o atestado)? E tu estavas junto no passeio?

E volta a perguntar, onde está a OAB? o dr Durogick? o "paladinho" da in'justiça o Delgado? O cremers e simers com a sindicancia para analisar o atestado do dr. Crespo?

Quer dizer que estes orgãos só se mexem quando doi no bolso deles?

Um medico uruguaio ou argentino não pode trabalhar no Brasil, mas um medico brasileiro pode distribuir atestados medicos sem que aja conseqüências?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mas este anônimo das 09:17 usa saia e colocou silicone?! Será que é a mesma pessoa que colocou fotos no face?Sim porque só ela pra ter uma idéia burra como essa que tá escrita na postagem.
Vai firme Dr. Vieira!
chega de sujeira debaixo do tapete!

Anônimo disse... [Responder comentário]

E o pior, esse veio é conselheiro da OAB-RS, por favor tomem vergonha na cara e tirem esse veio.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O Advogado e o Médico são os mesmos que críticam os governantes e se dizem pessoas de bem.
Falta ética e vergonha na cara dessa gente, pobre Uruguaiana..e parece que o médico é diretor uma coisa assim do Hospital...Uruguaiana não está nessa situação atoa....

Anônimo disse... [Responder comentário]

Um dos melhores advogados da cidade. Quer gostem quer não gostem. Doutor Pacifico já foi Promotor de Justiça. Professor universitário. É obvio que a Justiça do Trabalho antes era parcial. Por isso se prestava para aventuras. Para exploração. Hoje os juizes do trabalho não são mais pelegos. Não se prestam de inocentes uteis dos reclamantes. E também concordo com o anonimo lá de cima: Doutor Pacifico é o cara.

Anônimo disse... [Responder comentário]

não é brinquedo não como diz dona jura da novela rsrsrsrsrsrs... alias tudo aqui é uma novela agente sempre sabe como vai ser o fim !!!! pode ser que pessoas como o sr rodrigo mude esses erros que cometem a nossa justiça.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O mais revoltante é saber que filhos de caras como esse sr corrupto e desonesto por onde passam lhes é estendido tapete vermelho(assim como filhos de politicos), a sociedade os aplaude enquanto nossos filhos, filhos de trabalhadores honestos como a grande maioria dos brasileiros são tratados como uns sem moral, sem futuro pra não dizer pior, obrigado dr rodrigo

Anônimo disse... [Responder comentário]

Melhores advogados da cidade não fazem coisas baixas do tipo, se é tão bom, conhecia tão bem o processo, já foi Promotor de Justiça,viaja e passeia às vésperas da sessão, porque não fez o júri?
Se esconder atrás de atestado médico não é comum entre, "melhores advogados" da cidade.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mas quem são estes que defendem o Pacífico? Me mostre a folha de antecedentes.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olha o culpado não é o Pacifco e sim quem aceitou o atestado dele, pra ver que ele é o cara realmente, que verdade ou nao a tentada é livre e a dele deu certo,agora que a esposa dele errou em divulgar as fotos isso ela errou mas tbm fuxicar no face dos outros isso tbm é crime entao crime por crime o promotor tbm é criminoso.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Me desculpem os ignorantes que dizem que advogado é corrupto, eles apenas fazem o serviço deles de defender ou não, não é o advogado que da o veredio,nem muda o dia das audiencias,conheço o Pacifico e sei que ele deve conhecer esse processo de cabo a rabo por ser uma pessoa muito interessada e responsavel,ele sabe o que faz e gosta o que faz tanto é que nao quiz ser promotor, O tal promotor deixou para analisar esse processo de 15 anos em 15 dias,
isso sim é irresponsabilidade julgar sem conhecer a fundo o assunto em 15 dias nao se le 5500 folhas.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Mais um promotorsinho recalcado que ganha limitado, que tem inveja da conta de boms advogados, que nao pode desfrutar das lindas avenidas de Buenos Aires,que pra subir em sua GRANDE carreira precisa ir para a midia, que baixaria futricar nas fotos do facebook da "madame" isso dai tambem é crime.

Anônimo disse... [Responder comentário]

É mesmo, concordo, DR. PACIFICO É O CARA...
... DE PAU!

Anônimo disse... [Responder comentário]

MAS PAREM DE FALAR BOBAGEM. QUAL É O CRIME SE A PRÓPRIA MULHER DO CARA COLOCA AS FOTOS NO FACEBOOK É PARA QUEM QUISER OLHAR. ONDE TÁ PREVISTO ESTE CRIME IDIOTAS?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Por favor, o recalque é tao grande que falar dos filhos não tem nada a ver com o caso, sera que ninguem pode ganhar dinheiro nesse pais, e por favor se o cara tem dinheiro é pq mereceu e trabalhou e trabalha muito pra isso, e é merecido os dias de folga com a familia e amigos. E só quem pode reclamar alguma coisa é o cliente dele se ele tava ou nao preocupado com o caso.

Anônimo disse... [Responder comentário]


mijaram o promotor
huá,huá,huá,huá,huá

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tem uns médicos made in ULBRA aqui em Uruguaiana q se trablhassem numa cidade grande estariam pelos cantos,nem em pronto socorro vingariam... eles já vem prá cá pq sabem q aqui são otoridádi, dotô, jantinha com as putinha de plantão e todo mundo puxando o saco. Se fossem bons ficavam em POA, CAxias, Passo Fundo... Sem falar nos que trabalham do mesmo jeito há 30 anos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Será que o Pacífico melhorou?
Olha a gripe do porco dr.

Anônimo disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse... [Responder comentário]

Perdeu promotor. A casa caiu.
É claro que a gente vai ficar do lado do doutor Pacifco, sempre.

Anônimo disse... [Responder comentário]

A coisa ENCRESPOU e não está nada PACÍFICA.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu so vejo uma cambada de puxa saco do pacífico, veio de S. Fco. com uma mão na frente e outra a atras, agora esta com o dinheiro, pois se enconstou no Sind. dos Trab. Rurais, fazendo falcatruas, extorquindo dinheiro de quem da serviço para o trabalhador rural, ainda encontra uns puxa saco aqui em Urug. isto é uma vergonha, esta certo o Promotor ferro nessa cafajeste,

Anônimo disse... [Responder comentário]

E A NATALY GLAMOUR DE URUGUAIANA, ALGUÉM TEM NOTÍCIA?

Anônimo disse... [Responder comentário]

O Dr Vello defendeu o Patifico ...

Anônimo disse... [Responder comentário]

O Namo deve ter cortado a net dela de castigo.

Anônimo disse... [Responder comentário]

O Naminho deve ta contente com a muié publicando pra todo mundo ve o que eles fazem longe daki!
parabens loira..a Naraly de Uru ate em capa de jornal saiu...KKKKK
quem deve estar amando tudo isto, é a ex do Naminho...

Anônimo disse... [Responder comentário]

parabens prof Pacifico

Anônimo disse... [Responder comentário]

é por isso que a justiça não anda nesse país...
e tem gente que aplaude o advogado!
Quando será o julgamento agora????

Anônimo disse... [Responder comentário]

Pacifico Saldanha foi meu professor na PUC ,nos ensinou procedimentos do Jurí,pessoa com indole maravilhosa,correto,excelente professor e profissional,em todo Brasil Excelentes e renomados Advogados tem o mesmo procedimento , mas em Uruguaiana a prepotencia e arrogancia de um membro do MP,que quer aparecer provoca toda essa balburdia.Advocacia merece respeito,A Classe tem que estar unida,fim a esse desrepeito com A classe.esses promotores so estao aqui obrigados pois quando podem somem rapidinho para regiao de Porto Alegre

Anônimo disse... [Responder comentário]

o dinheiro não tem marca, não vamos buscar a origem do dinheiro do Dr,ele tem mulher bonita, pode viajar a vontade p/ onde quiser e aí vcs estão com ciúmes, nabas recalcados....!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

ô pilha das 21:15 mas tu é burro mesmo hein?!
Depois disso os dois - promotor e defesa - estão contaminados, pessoalizaram o caso. Não vai ter julgamento tão cedo. Caminha celerado para a prescrição será que tu não te deu conta disso?!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Investigação nelle, Dr. Rodrigo, é hora é agora. Parabéns nosso DOUTOR QUARAIENSE...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Concordo com o anônimo das 21:15..., por isso que não anda a justiça nesse país!
As pessoas saem por aí , vão viajar..., aff

Anônimo disse... [Responder comentário]

O julgamento será adiado pra dezembro. É o que se fala no Foro!
Estão banalisando a situação

Anônimo disse... [Responder comentário]

Viva, viva..
chegou alguém com coragem de tirar as mascaras do que se dizem homens da lei. Esse Pacífico é mais um dos advogados sujos da cidade!
Firme Dr.
Uruguaiana agradece seu empenho, só esperamos que o senhor não resolva abandonar a cidade, com otantos fizeram. Estamos do teu lado.

Anônimo disse... [Responder comentário]

pra quem leu o processo em 15 anos até doentinho mesmo ele poderia ir ia tirar de letra né.... ou por que será que ele não foi ? hum acho que a viajem não fez bem pra ele .

Anônimo disse... [Responder comentário]

O promotor pode ir embora agora... já mostrou para todas as pessoas com alguma inteligência que estes médicos e advogados corruptos merecem ser execrados da sociedade... deveriam ser exemplos de honradez e carater... e são o que ? prezados, vocês ficarão na história de Uruguaiana como pessoas do mal ! para sempre !

Anônimo disse... [Responder comentário]

A Justiça tarda, mas não falha. Parabéns, Dr. Rodrigo
O Maykel Jackson de São Francisco de Assis, que é o que parece depois de ter feito plástica na cara, aparentemente padece de doença de ética, visto que responde a processo que se encontra provisoriamente suspenso (RE/398380 - RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Classe: RE
Procedência: RIO GRANDE DO SUL
Relator: MIN. CEZAR PELUSO
Partes RECTE.(S) - PACÍFICO LUIZ SALDANHA
ADV.(A/S) - CÉZAR ROBERTO BITENCOURT
RECDO.(A/S) - MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL)
PROC.(A/S)(ES) - PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA) e que quando tiver continuidade vai mostrar que JAMAIS a OAB deveria permitir que fosse seu conselheiro.

Anônimo disse... [Responder comentário]

eih que tal essa heim...esse cara das 21,24 deve ter levado algum ferro grosso do maikel jackson de são franciso...que baita recalcado..cuidado ciume é doença...