terça-feira, 3 de maio de 2011

Hoje e sempre é dia de imprensa livre

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado hoje, mostra avanços nos direitos de expressão. Entretanto, o planeta ainda convive com casos de prisões e assassinatos de jornalistas. Os profissionais de imprensa têm suas idéias e opiniões podadas por aqueles que delas não se favoressem. No entanto, é missão, é direito, é dever e compromisso deste profissional, não se deixar abater e manter seu público sempre informado. Aqui ou em qualquer lugar do mundo, ser imprensa é ser alvo continuo de criticas, ameaças e "ira". Mas, nada derruba a verdade de um bom profissional.
No dia 14 de janeiro, uma rebelião popular iniciada no mês anterior forçou o ditador da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, a renunciar e fugir do país, após mais de 23 anos de poder. Em fevereiro, foi a vez de o ditador do Egito, Hosni Mubarak, cair – e a chamada primavera árabe se estendeu pelo norte da África e pelo Oriente Médio, sacudindo regimes autoritários e ditaduras de nações como Líbia, Iêmen e Bahrein.
Hoje, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, é possível comemorar um resultado importante das revoluções árabes: o irreversível ganho em liberdade de expressão – tanto para os cidadãos quanto para a mídia.

0 comentários: