quarta-feira, 30 de março de 2011

CREAS usa tribuna livre na Câmara

Em razão de proposição da vereadora Neraí kaufmann, a Professora Marlene de Freitas, coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social esteve na Câmara Municipal, durante a reunião ordinária de terça-feira (29/03), explanando sobre as ações realizadas para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso Município.
A coordenadora ressaltou que Uruguaiana é manchete nacional quanto a esta problemática e que muito se busca fazer para minimizar os traumas e garantir um desenvolvimento pleno dos menores que sofrem esse tipo de violência. O CREAS conta com uma equipe de profissionais como psicólogos, advogados, pedagogos que trabalham em oficinas terapêuticas tratando de crianças de 1 ano e 8 meses a 17 anos, encaminhados, geralmente, pelo Juizado da criança e do Adolescente, Ministério Público, Conselho Tutelar ou Delegacia de Polícia.
Das ações realizadas pela entidade, foram destacadas as caminhadas, as palestras nas escolas, inclusive do interior, os projetos e campanhas realizadas em eventos, como o carnaval, feira agropecuária, festa do caminhoneiro e outros. A Professora Marlene destacou o trabalho realizado junto às mulheres que se prostituem na COBEC, principalmente, com relação à conscientização das mães e orientação dos seus filhos para que não seja dada sequência a essa situação de vida, que acarreta o aumento dos índices de todos os tipos de violência.
O advogado Paulo Inda, que trabalha na entidade, falou sobre aspectos legais, citando alterações na legislação penal que ampliaram a tipificação dos crimes relacionados à exploração e abuso sexual. Ao encerrar sua manifestação, a Professora Marlene Freitas esclareceu que a forma mais efetiva de trabalho da entidade é através da denúncia e que a comunidade não precisa temer, pois a identidade do denunciante é preservada.

0 comentários: