quarta-feira, 5 de julho de 2017

Sartori anuncia 6,1 mil vagas na área da segurança

São 1,2 mil vagas para agente e 100 para delegado da Polícia Civil; 4,1 mil para soldado da BM e 200 para oficiais; 450 vagas para soldados e 50 para oficiais do Corpo de Bombeiros.
O Governo do Estado anunciou ontem, 4/7, a abertura de 6 100 vagas em concursos públicos na área da segurança. Os certames visam contratar agentes e delegados de polícia civil, soldados e oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.
O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori (PMDB). “O crime migra de um local para outro e vamos combatê-lo em todos os recantos do Rio Grande do Sul. A nossa obrigação é honrar nossos compromissos e com este reforço, vamos atender demandas de todas as regiões do estado”, afirmou. Sartori disse que a autorização para o concurso foi possível a partir da abertura de margem financeira para investimento em segurança pública e na aprovação de medidas estabelecidas em projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, como o PLC 243/16, que trata sobre o estatuto Brigada Militar.
Vagas
As vagas serão dívidas em 4,3 mil para a Brigada Militar, 1,3 para a Polícia Civil e 500 para o Corpo de Bombeiros. No caso da BM, são 4,1 mil vagas para soldados e 200 para oficiais. Já na Polícia Civil serão 1,2 mil novos agentes e 100 novos delegados. O Corpo de Bombeiros terá 450 vagas para soldados e 50 vagas para oficiais.
Outros concursos
Outros dois concursos já estão em andamento com 826 vagas. O primeiro deles, para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), visa a contratação de 620 agentes penitenciários e 100 agentes penitenciários administrativos. Já para o Instituto Geral de Perícias (IGP) são 106 vagas.
Prioridade
O orçamento do governo do Estado para 2017 foi aprovado com aumento de custeio apenas para o segmento da segurança pública, com um incremento de 19%. Além disso, os reajustes salariais definidos no final de 2014, que hoje representam mais de 31% de aumento na remuneração de brigadianos, policiais civis e servidores da Susepe, estão sendo honrados. “Não podemos esquecer que já fizemos um esforço anterior à autorização do concurso desta terça-feira. Entregamos novas viaturas, armas, munições e conseguimos junto à União apoio da Força Nacional de Segurança. Recentemente destravamos a questão dos presídios e viabilizamos condições para alcançar quase mil novas vagas em Charqueadas, Viamão e Alegrete. Conseguimos também a autorização de obras nas penitenciárias de Bagé e Bento Gonçalves”, ressaltou Sartori. 
“Se alguém duvidou que a segurança era prioridade deste governo, este anúncio e todas as ações que já promovemos vão ao encontro da expectativa da população do estado para enfrentamento da criminalidade. Este é o resultado de um trabalho em equipe e do esforço de todos os integrantes de órgãos vinculados à área, que de forma extraordinária combatem o crime diariamente”, completou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

0 comentários: