quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Realizado o I Seminário de Educação

 
Centenas de educadores estiveram presentes entre segunda, 14/8, e terça-feira, 15/8, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, para participar do I Seminário de Educação com o tema “Educação para todos, sensibilidades e percepções”.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello; Secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz; Vereador Elton da Rocha, representando a Câmara de Vereadores; Professor Max Castelhano, representando o Conselho de Educação; da Professora Rosângela Loureiro, representando a Associação dos Professores e Especialistas em Educação da Rede Municipal de Educação de Uruguaiana (Apemu) e do Professor Rodrigo Dallosto Smolareck de Alegrete que palestrou na primeira noite sobre “Educação para todos, sensibilidades e percepções”.
“Quero agradecer a presença de todos vocês e do Rodrigo Smolareck que veio de Alegrete para nos passar conhecimento. Queremos falar de inclusão, de respeitar cada vez mais as pessoas, de levar para dentro das escolas todos aqueles que estão afastados, porque todos têm o mesmo direito. Cabe a cada um de nós garantirmos esses direitos e tenho certeza que as pessoas que estão aqui é porque pensam assim e entendem isso, além de saberem que é só através da educação que nós vamos mudar. Eu acredito nisso”, comentou o Secretário de Emerson Barreto Ortiz em sua saudação.
O evento, realizado pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Educação teve como objetivos favorecer reflexões sobre educação para todos com foco na educação especial; enfatizar a importância do direito à educação de qualidade, garantindo a todos a participação nos espaços e processos comuns de ensino e de aprendizagem; compartilhar saberes entre os profissionais da área da educação e da saúde sobre educação especial e aprofundar a educação reflexiva considerando a instituição escolar como organização complexa que tem como fim a formação integral dos educandos e que constitui-se como espaço de acolhida dos saberes, das vivências e das potencialidades de cada um.
Na terça-feira, 15/8, palestras com o voluntário e idealizador do Centro de Valorização à Vida (CVV) Marcelo Paulo; a fonoaudióloga Anelise Crestani; da Terapeuta Ocupacional, Bruna Rott; da psicopedagoga Maria Arend e do Neurologista Eduardo Pedrolo marcaram a última noite do seminário.
A segunda etapa do evento acontece nos dias 25 e 26/9, no mesmo local e horário. Ao final da segunda etapa será emitido um certificado de 20h aos participantes.

0 comentários: