sábado, 29 de julho de 2017

Em busca de efetivo: Formaturas na BM podem beneficiar 1º BPAF

Crédito: Gabriela Barcellos/JC
a principal demanda do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) é a falta de efetivo. A informação é do comandante da unidade, tenente coronel Luiz Antônio Floresta. Conforme ele, as reivindicações do batalhão a chefia da BM e à secretaria de Segurança Pública dizem respeito ao aumento do efetivo, que atualmente está muito aquém do necessário para o município. O 1º BPAF conta hoje com cerca de 105 policiais, enquanto o considerado ideal seria de 237 PMs.
De acordo com ele, a expectativa é que em alguns meses o batalhão possa receber reforço. “Há policiais militares de Uruguaiana, que buscam transferência para cá. Agora, com a formatura de mais de mil novos policiais, estamos esperançosos que pelo menos algumas dessas remoções possam ser realizadas”, explica Floresta. Atualmente, uma lista com o nome de 16 servidores que buscam a transferência para Uruguaiana está nas mãos do secretário de Segurança, Cezar Schirmer. O documento foi entregue pelo vereador Clemente Corrêa em recente reunião, em Porto Alegre.
“Acredito que, tão logo os novos policiais estejam efetivamente empregados nas unidades o remanejamento dos militares que têm interesse em vir para Uruguaiana será possível. Essa medida será de extrema importância para Uruguaiana e estamos em busca disso”, garante Floresta.
Novos PMs
A partir de segunda-feira, 24/7, a Brigada Militar terá novos 1 018 soldados para ampliar o policiamento ostensivo no Rio Grande do Sul. A aquisição resulta da conclusão do curso superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar que, ao longo desta semana, formou os mais de mil novos PMs.
Os novos soldados irão iniciar suas atividades atuando por 60 dias nas regiões de maior índice de criminalidade do Rio Grande do Sul. Durante o período denominado ‘estágio operacional supervisionado’, reforçarão o policiamento ostensivo em Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Litoral Norte e Serra. As atividades serão coordenadas pelos Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo (CRPOs) onde estão localizadas as escolas que ministraram a última edição do curso de formação.
De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Andreis Dal’Lago, o efetivo será empregado em operações no modelo Avante, visando dar maior segurança às comunidades e reduzir os indicadores criminais dos municípios selecionados. “Após esta fase, serão encaminhados, gradualmente, aos seus batalhões de destino”, explica.
A volta
Com a chegada dos novos policiais, PMs que nos últimos meses reforçaram o policiamento ostensivo em Porto Alegre irão retornar ao interior. Atualmente, 343 policiais atuam na capital e retornam aos batalhões de origem. Permanecerão apenas integrantes de Batalhões de Operações Especiais (BOEs), estruturas que são subordinadas diretamente ao comando-geral da BM. Entre os policiais que deverão retornar para casa está um PM de Uruguaiana.
Reforço
Dando continuidade à política de efetivo mínimo implantada pela SSP, 155 servidores de nível médio que já compõem o quadro da BM serão realocados em 107 municípios do interior. Dessa forma, nenhuma cidade gaúcha terá menos de três PMs e municípios com população superior a quatro mil habitantes terão efetivo mínimo de cinco brigadianos.
Além disso, 30 brigadianos serão deslocados aos comandos rodoviários. “A formação de 1 018 PMs, somados ao efetivo de mais de 500 novos brigadianos que estão fazendo curso de formação e ao novo concurso com 6.100 vagas, nos possibilita ampliar as atenções também para o interior do Estado. Essa atenção começa com os 389 disponibilizados de imediato”, conclui o secretário.
Gabriela Barcellos

0 comentários: