sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV começa segunda-feira

Começa dia primeiro de setembro a aplicação da segunda dose da vacina contra o vírus do Papiloma Vírus Humano (HPV), para a prevenção do câncer do colo do útero. Todas as garotas entre 11 e 13 anos que tomaram a primeira dose da vacinam devem procurar a Unidade de Saúde para tomar a segunda dose.
Após as duas doses, a menina somente tomará a terceira dose após cinco anos. A vacinação terá como meta prevenir contra o câncer de colo de útero de 80% das 5,2 milhões de meninas que formam o público-alvo da campanha.
O HPV ou Papiloma Vírus humano (Human papillomavirus) é um vírus de transmissão sexual, considerado uma doença sexualmente transmissível (DST) e pode provocar lesões de pele ou mucosa uterina.
Essa vacina protege contra quatro tipos de HPV. O câncer mata hoje quatro mil e oitocentas mulheres por ano e os seus efeitos são a longo prazo. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.
A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.
Hepatite A
O Programa Nacional de Imunização está ampliando o Calendário Nacional de Vacinação em 2014, com a introdução da vacina contra a Hepatite A.
A implantação desta vacina aconteceu agora no mês de agosto e já está disponível na Clínica de Saúde da Família do nosso município. O esquema vacinal é de dose única de 0,5 ml para crianças de 12 meses a menores de 02 anos de idade.
Caso a criança já tenha recebido uma dose da vacina na rede privada, não receberá uma segunda dose na rede pública uma vez que ela será considerada imunizada.

0 comentários: