sábado, 20 de agosto de 2011

Comando Vermelho fica rosa diante da Polícia Civil

A Polícia Civil desenvolveu na última quinta-feira, a Operação Alvejante, cumprindo dez mandados de busca e apreensão e um de prisão. As investigações partiram da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente com o objetivo de combater a criminalidade entre os menores de idade. Na quinta, cerca de 50 policiais de Uruguaiana e Alegrete trabalharam na retomada de áreas ocupadas pelas gangues estudantis. Um dos possíveis chefes da gangue Comando Vermelho foi preso em sua residência, após ser identificado como suspeito da autoria de uma tentativa de homicídio ocorrida neste mês. Willian Brazeiro é maior de idade e foi encaminhado à Penitenciária Modulada, após sua captura. Nas casas revistadas pela PC, foram apreendidos computadores, fotografias e armas. Nas fotos, os jovens aparecem armados e evidenciando a prática do crime.

O Comando Vermelho Online
Segundo o delegado Ramonilson Bezerra, a Polícia vem trabalhando na identificação destes menores infratores e as redes sociais utilizadas por eles contribuíram para que a PC chegasse aos bons resultados. O Comando Vermelho, gangue formada por menores de idade têm inclusive uma comunidade no Orkut. 127 jovens fazem parte do grupo, combinam ações através de scraps e espalham suas idéias e mensagens criminosas. Além do Comando Vermelho, outras gangues se formaram na cidade. A sigla U. D. P (União dos Pescadores) está por todos os lados, inclusive nas paredes da escola Roberval Beheregaray. Na comunidade do Comando Vermelho, uma das integrantes sugere ao dono do espaço na internet que tome providências, pois a U. D. P, começa a ficar conhecida na cidade. Na operação desta semana, os integrantes desta comunidade, foram os principais alvos da ação. No ano passado, o Comando Vermelho foi o responsável pela morte de um menino de 16 anos, durante um enfrentamento de gangues, na Avenida Presidente Vargas. A Juíza da Infância e a Adolescência na época, negou o pedido de apreensão feito pela delegada Ana Pippi, desconsiderando as provas que apontavam um dos líderes do bando como sendo o autor dos disparos. Com isso, a criminalidade entre os jovens ganhou espaço e a gangue que antes tinha meia dúzia de integrantes, hoje tem mais de 120 componentes.

Audiência Pública
A formação das gangues estudantis preocupa a sociedade e chama a atenção das autoridades. No próximo dia 24, haverá audiência pública na Câmara de Vereadores para debater o assunto. Na última semana, o secretário Delmar Kauffman informou que o Executivo Municipal estará colocando em prática o projeto Guarda Escolar. A Prefeitura estará montando equipes para atuarem nas escolas do Município, com o objetivo de combater a criminalidade.

0 comentários: